Ciência
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Um medicamento inédito derivado do ácido oleico, substância encontrada em algumas gorduras animais e vegetais, especialmente no azeite de oliva, se mostrou promissor para o tratamento de uma forma avançada de glioblastoma – câncer cerebral mais comum e agressivo que leva a uma sobrevida de apenas, em média, 1 a 2 anos após o diagnóstico.

Em testes de fase 1/2 conduzidos por pesquisadores da Fundação The Royal Marsden, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), e do Instituto para Pesquisa em Câncer britânico, um quarto dos pacientes respondeu ao tratamento, e um deles apresentou uma resposta considerada excepcional, que durou mais de três anos. Os resultados foram publicados no periódico British Journal of Cancer.

“O glioblastoma é uma doença incrivelmente difícil de tratar e os pacientes com doença avançada têm resultados muito ruins, geralmente vivendo apenas um ano após o diagnóstico. Não há um novo tratamento eficaz para esse grupo de pacientes há quase duas décadas, portanto, o desenvolvimento de medicamentos precisa ser acelerado com urgência”, explica a líder do estudo, Juanita Lopez, oncologista do The Royal Marsden e chefe de desenvolvimento de medicamentos em fase inicial do Instituto para Pesquisa em Câncer britânico, em comunicado.

A perspectiva ainda não é de cura, mas a droga pode trazer uma boa alternativa que aumente a sobrevida e que seja de fácil administração, já que o medicamento vem em um sachê, como um chá, e é tomado com água três vezes ao dia. Hoje, o tratamento do glioblastoma varia a depender de cada caso, mas geralmente envolve cirurgia seguida de quimioterapia e radioterapia.

“Isso reforça a importância vital da pesquisa de novos medicamentos, como o 2-OHOA, que foi desenvolvido a partir dos mesmos blocos de construção do azeite de oliva. O medicamento funciona remodelando as paredes das células cancerosas, bloqueando os sinais de crescimento cruciais que impulsionam o câncer”, continua Lopez.

O novo remédio, batizado de 2-OHOA, é o primeiro do tipo a utilizar esse mecanismo diferente para atacar o tumor. Trata-se de um lipídio sintético, derivado do ácido oleico, que atua reestruturando as membranas anormais das células cancerígenas.

No comunicado, os especialistas explicam que os lipídios são um grupo amplo de compostos orgânicos que desempenham um papel importante na estrutura das membranas celulares, a camada externa de uma célula que ajuda a regular seu crescimento.

No caso das cancerígenas, essas membranas são anormais, o que facilita o encontro das proteínas internas com células vizinhas. Consequentemente, isso impulsiona a disseminação da doença. Nesse sentido, o 2-OHOA faz com que as membranas das células cancerosas ajam como as de células normais, freando essa progressão do câncer.

Um estudo de fase três do medicamento está sendo lançado pela The Royal Marsden, que recruta no momento mais de 200 pacientes recém-diagnosticados com glioblastoma. "Estamos muito ansiosos pelos resultados dos estudos em andamento e esperamos que esse tratamento acabe se tornando amplamente disponível”, diz Lopez.

Webstories
Mais recente Próxima Seremos ciborgues? Após chip de Elon Musk, saiba como implantes cerebrais já estão sendo usados de verdade
Mais do Globo

Ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira em inquérito relativo ao desvio de joias, enquanto o petista foi um dos alvos da Lava-Jato na década passada

'Diferença de tratamento': Moro compara indiciamento de Bolsonaro as investigações contra Lula

Sorteios acontece às 20h, no Espaço da Sorte, em São Paulo, e tem transmissão ao vivo

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 162,7 milhões nesta quinta-feira; veja números

Vários turistas foram evacuados de hotéis localizados na costa e outros tentavam sair da zona de impacto de carro, embora alguns seguissem em praias do país

População é retirada e voos são suspensos no México devido à aproximação do furacão Beryl

Em nota, Tribunal diz que não endossa os comentários e que vai abrir investigação; Magistrado afirma que não teve intenção de menosprezar o comportamento feminino

'Mulheres estão loucas atrás dos homens' e 'assediam', diz desembargador durante julgamento no  Paraná

O veículo em que o grupo estava também foi apreendido pelos agentes

Com 200 peças de roupas furtadas do BarraShopping, trio é preso pelo Segurança Presente

Cifra é 10% maior que a do ano passado, mas setor avalia que não é suficiente para compensar o aumento de custos

Agro critica Plano Safra de Lula com R$ 400 bi para grandes e médios produtores: 'precisávamos de um mais robusto'

Episódios durante a vitória alvinegra sobre o Cuiabá fizeram o clube voltar a subir o tom nas críticas

Botafogo envia novo ofício à CBF e cobra arbitragem por sequência de lances polêmicos: 'Inadmissível'

Tricolor está na última colocação do Brasileirão com seis pontos

Fluminense chega à 14ª rodada do Brasileirão com quatro pontos a menos que 'Time de Guerreiros' de 2009

Decisão da área técnica do tribunal indicou que atual chefe do Executivo pode manter item, mas caso ainda terá que passar pelo plenário, sem data para entrar na pauta

Joias de Bolsonaro x relógio de Lula: por que TCU mandou ex-presidente devolver presentes, mas entende que petista pode ficar com peça?

Ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal em inquérito relativo a venda de presentes recebidos em viagens oficiais

Bolsonaro mudou versão sobre joias ao longo de investigação; saiba o que ele já disse
  翻译: