Medicina
PUBLICIDADE

Por O Globo

A anemia é caracterizada pela quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos no sangue. Esses glóbulos, também conhecidos como hemácias, são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico pelo corpo.

O que é anemia?

A médica generalista Daniele Viana, do grupo Iron de telemedicina, explica que a anemia não é exatamente uma doença.

— A princípio é bom deixar claro que a anemia não é entendida como uma doença em si, mas sim como um sintoma de doença. Sendo assim, a causa precisa ser investigada. As anemias podem ter várias origens e causas específicas.

Como saber se tenho anemia?

O diagnóstico do problema é feito através de exame laboratorial, o famoso hemograma, e se dá quando a hemoglobina (um dos parâmetros do exame) está abaixo de 13g/dL nos homens, 12 g/dl nas mulheres e 11 g/dL em crianças e gestantes.

Embora seja uma condição muito comum no mundo, a anemia pode se tornar um problema grave se não for tratada. Segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019), 10% das crianças brasileiras de até cinco anos de idade têm anemia.

Sintomas e sinais da anemia

Existem casos leves, moderados e graves de anemia. A classificação se dá pelos valores da hemoglobina associados aos sintomas que o paciente apresenta. Algumas pessoas, por terem anemia de início insidioso, podem apresentar-se com pouco ou nenhum sintoma, por causa dos mecanismos de adaptação do próprio corpo.

Quando os sintomas aparecem, os principais são:

  • Sensação maior de cansaço e fadiga;
  • Queda de pelos, inclusive cabelos;
  • Palidez;
  • Dor de cabeça;
  • Diminuição do apetite;
  • Aumento da irritabilidade;
  • Tristeza;
  • Apatia.

Em estados mais avançados e em crianças pode aparecer um sintoma curioso que é o desejo incontrolável de ingerir alimentos crus (macarrão e arroz, por exemplo) ou substâncias não nutritivas, como tijolos ou gelo.

O que leva a pessoa a ter anemia?

O tipo mais comum de anemia é a causada por deficiência de ferro. Sendo assim, as pessoas mais comumente acometidas são as mulheres em período fértil (pelas perdas menstruais fisiológicas). Mas é importante se atentar às pessoas em situação de vulnerabilidade social para todas as anemias chamadas carenciais - por déficit de determinadas substâncias.

Diagnóstico de anemia

O diagnóstico da anemia é feito com o hemograma, mas as causas são esclarecidas com outros exames, a depender das alterações que o médico perceber no exame inicial.

Como é o tratamento da anemia?

A anemia por carência de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico é combatida com a ingestão de carnes vermelhas, além de folhas verdes escuras e leguminosas como lentilha, grão de bico, feijão, soja e ervilha. O ovo também ajuda a combater por ser fonte de muitos nutrientes.

É recomendado, em alguns casos, inclusive o uso de panelas de ferro para o cozimento dos alimentos.

Quando a anemia é grave?

A longo prazo e se não tratada, a anemia vai gerando alguns mecanismos de adaptação como taquicardia, aumento do esforço cardíaco, dispneia (dificuldade para respirar) e pode levar até a morte.

— A hemoglobina é responsável por levar o oxigênio para os tecidos do corpo, por isso, sua falta causa repercussões graves em todo o organismo — afirma Viana.

Prevenção da anemia

A prevenção da anemia pode ser feita a partir de uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e manutenção de hábitos saudáveis. Especialmente em mulheres, o hemograma deve ser feito com certa frequência, por conta da menstruação. Com uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e sais minerais, é possível evitar esse problema.

Fontes: Ministério da Saúde; Médica generalista Daniele Viana, do grupo Iron de telemedicina; Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil.

Mais recente Próxima Câncer: casos em jovens aumentaram 80% nas últimas três décadas; veja as causas
  翻译: