Medicina
PUBLICIDADE

Por O GLOBO — São Paulo

No último sábado, a cantora Anitta revelou que há alguns meses recebeu o diagnóstico de infecção pelo vírus Epstein-Barr. O patógeno é conhecido por ser o causador da mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como "doença do beijo". O vírus, entretanto, também pode desencadear outra doença, a esclerose múltipla.

Anitta contou sobre seu diagnóstico durante o lançamento do documentário "Eu", produzido pela atriz Ludmilla Dayer. Na obra, Dayer fala sobre sua luta contra a esclerose múltipla, doença que, segundo ela, foi causada pelo vírus.

"Quando chegaram os resultados eu estava com o mesmo vírus que a Ludmila, em fase inicial. Hoje em dia não existe coincidência. Por sorte, por destino, eu consegui nem chegar no estágio que a Ludmila chegou", disse a cantora.

O que é o Epstein-Barr?

O Vírus Epstein–Barr é um vírus da família da herpes, extremamente comum em humanos. Estima-se que de 90% a 95% dos adultos já tenham sido infectados pelo chamado herpesvírus humano 4, responsável por provocar a "doença do beijo", a mononucleose. Em crianças, o vírus costuma mostrar sintomas leves ou, muitas vezes, assintomática.

Quais os sintomas do Epstein-Barr?

Os principais sintomas da infecção são dor de garganta, inchaço nos gânglios, tosse e perda de apetite. Também pode haver fadiga, inflamação do fígado e hipertrofia do baço.

Como ela pode ser facilmente confundida com outras doenças respiratórias, a única forma de confirmar o diagnóstico de mononucleose é por meio da realização de um exame de sangue específico. Como em outras viroses, não há tratamento específico contra a mononucleose. A única coisa a fazer é o tratamento sintomático, com o uso de antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios, e bastante repouso.

Entretanto, ao contrário de outros vírus, o Epstein–Barr não é eliminado do organismo. Uma vez infectada, a pessoa pode permanecer com o vírus inativo para sempre. Mas, segundo informações dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), ele pode ser reativado em alguns casos.

A relação entre o vírus e o desenvolvimento da esclerose múltipla foi apontada por um estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, publicado no início deste ano. A análise, que envolveu dados de 10 milhões de militares americanos coletados ao longo de 20 anos, revelou que o vírus atuaria como um gatilho em pessoas geneticamente suscetíveis a doença.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla é uma doença multifatorial, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente a mielina, uma bainha isolante que envolve muitas fibras nervosas, e esse dano prejudica a capacidade das células nervosas de transmitir sinais. Os primeiros sinais desse dano às células nervosas podem aparecer até seis anos antes do diagnóstico.

Trabalhos anteriores já haviam apontado o papel do vírus no surgimento de outros problemas de saúde, incluindo lúpus e artrite.

Webstories
Mais recente Próxima
Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes
  翻译: