Medicina
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

O caso de um bebê que morreu de dengue em Toledo, no Paraná, horas depois de nascer, gerou comoção e dúvidas sobre a possibilidade de transmissão da doença da mãe para o bebê durante a gestação.

De acordo com informações do g1, o bebê nasceu no dia 25 de abril, com parada cardiorrespiratória. Ele foi diagnosticado com dengue e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mas não resistiu. No entanto, o registro oficial da morte só foi publicado no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicado na última terça-feira.

De acordo com a infectologista Rosana Richtmann, chefe do Departamento de Infectologia do Grupo Santa Joana, existe o risco de a mãe transmitir a infecção para o bebê. Mas é raro a criança desenvolver sintomas de dengue.

— Mães que adquirem a doença até dez dias antes do parto, podem transmitir o vírus da dengue para o feto através da placenta e a criança nasce já infectada, mas raramente essa criança nasce doente. Em compensação, se ela desenvolver a doença, o quadro clínico é muito grave — explica Richtmann.

De acordo com a médica, 1,6% das gestantes que tem dengue, tem um bebê com a doença. No entanto, como existe a possibilidade e o bebê desenvolver a doença, é fundamental que uma gestante que teve dengue alguns dias antes do parto informe isso à equipe médica para que eles possam monitorar o bebê.

Por exemplo, se a gestante teve dengue dois dias antes do parto, o bebê pode desenvolver a doença dias após o nascimento. Nestes casos, o principal risco é de hemorragia.

— A criança tem uma queda de plaquetas muito significativa e, em geral, a causa da morte é por sangramento. Mas, novamente, preciso ressaltar que é raro isso acontecer. Eu tive contato com apenas um caso de bebê que nasceu com dengue — pontua a infectologista.

Por outro lado, a dengue na gravidez é sempre motivo de preocupação. Isso porque a infecção viral - qualquer uma - aumenta o risco de complicações como abortamento e parto prematuro. Além disso, há risco também para a mãe. Dados mostram que a dengue aumenta 400 vezes o risco de morte materna.

— Gestante com dengue é sempre um caso mais grave. Por isso, ela precisa procurar assistência médica para fazer exames e verificar se há necessidade de internação — alerta Richtmann.

Por fim, é preciso ressaltar que a vacina de dengue é contraindicada para gestantes, pois é feita com vírus vivo atenuado. Por outro lado, a médica recomenda que mulheres em idade fértil que pretendem engravidar nos próximos anos, se vacinem.

Mais recente Próxima Ozempic e Wegovy: qual é a diferença entre os dois remédios?
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: