Saúde
PUBLICIDADE

Por Beatriz Coutinho*

Lado a lado, a escolha parece óbvia: hambúrguer vegetal é mais saudável que o preparado com carne animal. Por sua vez, o vegetal perde de longe em relação à quantidade de proteína. Mas será mesmo? A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, derrubou inúmeros mitos ao testar seis marcas do alimento vegetal (feitos à base de soja, ervilha, arroz e lentilha) e comparar os resultados com os valores nutricionais do bovino. As surpresas ocorreram em praticamente todos os componentes, das taxas de gordura, proteína à fibra e calorias: eles são praticamente idênticos.

Quantas calorias existem no hambúrger bovino? E no vegetariano?

A começar pelas calorias: com fama de ser mais engordativo, o bovino tem 171 kcal, apenas 17 a mais que o vegetal.

Quantas proteínas tem o hambúrger vegetariano?

No caso das proteínas, o vegetal tem menos do que o bovino, embora a diferença seja pouca: 11g para 14g, respectivamente. Os valores próximos podem levantar questões sobre substituições, principalmente em dietas restritivas quanto ao consumo de produtos animais. A pesquisadora estimula a prática, mas pede cautela, pois a qualidade dos aminoácidos é diferente.

— Os alimentos de origem animal têm todos os aminoácidos essenciais, que o corpo não consegue produzir e, por isso, são adquiridos na alimentação. Os de origem vegetal são chamados de aminoácidos limitantes (quando um aminoácido está em menor quantidade), e sempre falta algum aminoácido para completar os recomendados diariamente, destaca.

Taveira explica que, nesses casos, os próprios fabricantes costumam utilizar diferentes proteínas vegetais no hambúrguer para fazer esse complemento, “igual arroz com feijão”. O hambúrguer de soja, por exemplo, tem carência da lisina, um aminoácido essencial, e, por isso, é misturado à proteína da ervilha. Juntas, apresentam todos os aminoácidos essenciais.

As combinações também valem no prato. Hambúrguer de ervilha, que não apresenta o aminoácido metionina, vai bem com semente de abóbora (na frigideira, ficam crocantes), soja, castanha do para e até arroz integral. No de soja, o ideal é combinar com feijão, lentilha e ervilha. Dessa forma, a pesquisadora observa que “o consumidor vegetariano ou vegano vai estar consumindo todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa.”

Qual é a quantidade de sódio presente nos dois alimentos?

E se os componentes do hambúrguer vegetal em muito se assemelham ao bovino, não seria diferente em compostos como o sódio, por exemplo. A análise da Proteste mostrou que os lotes do alimento vegetal apresentaram 400 miligramas de sódio, enquanto, segundo a tabela nutricional, os de origem animal têm 580 mg. O mesmo vale para as gorduras totais, em que a diferença foi pouca: 10g no hambúrguer vegetal e 12 no bovino. Nenhum dos dois, porém, mostrou gorduras trans.

Hambúrger bovino x hambúrger vegetariano

Entre as poucas diferenças entre os dois alimentos, estão as fibras, substâncias que contribuem para o bom funcionamento do intestino, o controle da glicemia e do colesterol e aumento da saciedade. Em um hambúrguer vegetal de 80 gramas, há 3 gramas de fibras. Os bovinos nem chegam a apresentar o composto.

A nutricionista Fernanda Taveira, responsável pelo teste, revela que os vegetais, com tal quantidade, representam em torno de 12% da recomendação diária de consumo. Os carboidratos também são encontrados em maior quantidade neste tipo de hambúrguer. Quando comparados aos de carne bovina, os hambúrgueres vegetais apresentam o dobro da substância: 4 gramas.

— É de se esperar ter mais carboidrato e fibras porque o hambúrguer vegetal leva, claro, vegetais, cereais, como beterraba em pó, farinha de grão de bico. Isso tudo faz com que aumente o teor de fibras, favorecendo o controle dos níveis de açúcar, a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, trazendo esse benefício no consumo, pontua.

Quanto à questão de aditivos, a pesquisadora explica que são encontrados em ambos os produtos. O bovino apresenta pelo menos 14, enquanto o de vegetais tem entre três e quatro. Todos esses aditivos são permitidos pela legislação, embora um produto mais próximo ao natural seja sempre a melhor escolha, os famosos “clean label”, ou rótulo livre, em português — rótulos com poucos ingredientes e sem nomes complicados.

Além da composição nutricional, a análise também realizou um teste mais amplo, que avaliou se o hambúrguer vegetal é seguro para o consumo, se tem bactérias ou fungos causadores de doença (e que podem levar ao câncer e à morte), e se apresentam metais pesados. Nesses sentidos, todos os lotes são de excelente qualidade, mas exigem conservação redobrada:

Afinal, qual é o melhor? A resposta para essa pergunta é “não há um melhor em relação a nutrientes”. A escolha certa depende dos princípios e estilo de vida individuais. A nutrição garante a qualidade de ambos.

O vegetarianismo

O vegetarianismo apresenta-se de diversas maneiras: ovolactovegetarianismo, que não come carne, mas utiliza ovos, leite e laticínios; as versões lactovegetarianismo (sem carne e ovos, apenas leite e laticínios) e ovovegetarianismo (sem carne, leite e laticínios, apenas ovo); o vegetarianismo estrito, que não consome nenhum alimento de origem animal; vegana, em que, além de não consumir nenhum tipo de alimento de origem animal, a restrição é levada para outras áreas da vida (como não usar produtos testados em animais).

A redução ou eliminação do consumo de produtos animais têm sido apontada em estudos como um caminho para garantir a sobrevivência do planeta e reduzir o sofrimento dos animais. Nesse sentido, pensando num movimento que cada vez mais se inclina ao natural, o hambúrguer vegetal seria a melhor escolha. Sua produção emite menos gás carbônico e metano, além de gastar menos água. Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente, o Brasil é o quinto maior emissor mundial de metano, com 5,5% das emissões globais desse gás, ou 20,2 milhões de toneladas em 2020. Desse total, 72% vêm da agropecuária.

No Brasil, o hábito começou a despontar no início dos anos 2000 e desde então não para de crescer. Levantamento encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira mostra que 14% da população brasileira se declara vegetariana. Mesmo os carnívoros parecem mais abertos aos hábitos do movimento. Um levantamento recente conduzido pela Inteligência Pesquisa e Consultoria (Ipec) aponta que pouco menos da metade dos brasileiros (46%) concorda totalmente ou em parte que, por vontade própria, deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana.

* estagiária sob supervisão de Adriana Dias Lopes

Mais recente Próxima Bolsonaro passará por avaliação médica em São Paulo

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Ministro diz que reunião com Lula, nesta quarta-feira, será para tratar exclusivamente sobre a questão fiscal

Dólar: Haddad diz que o 'melhor a se fazer é acertar comunicação quanto a autonomia do BC e rigidez do arcabouço fiscal'

Ministro se reuniu, nesta manhã, com parlamentares do grupo de trabalho da Reforma Tributária

Haddad diz que é preciso acertar comunicação sobre autonomia do BC e arcabouço fiscal para conter alta do dólar

Chefe da autoridade monetária explicou motivação do Copom para manter Selic em 10,5% após sete reduções consecutivas

Campos Neto diz que 'ruídos' motivaram interrupção nos cortes de juros pelo BC

Manuel Gonzalez sobreviveu ao ataque, mas está internado em estado grave

Noivo leva quatro tiros na cabeça, e convidados são assaltados durante casamento, nos EUA

Edital para 3,1 mil vagas vai conceder uma bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga por até 48 meses

Novo edital do Mais Médicos terá cota para negros, indígenas e PCD

Especialistas afirmam que modelo citado pela imprensa norte-coreana poderia, em teoria, levar armas nucleares

Coreia do Norte anuncia lançamento de mísseis com 'ogivas supergrandes'; Seul sugere que teste foi um fracasso

Ao custo de R$ 80 milhões, previsão é de conclusão da reforma do prédio principal até 2026. Sobre outros usos para o terreno, Eduardo Paes disse que resolverá com o presidente da República: 'No final, falo com o Lula'

Prefeitura inicia obras da Leopoldina e anuncia licitação da Cidade do Samba 2 até sexta-feira; VLT terá expansão

Declaração acontece após Jordan Bardella, cotado para premier em um eventual governo do Reagrupamento Nacional, condicionar ascensão ao cargo se legenda obtiver maioria absoluta

Eleições na França: Le Pen diz que partido 'quer governar' e só aceitará formar coalizão se puder 'agir'
  翻译: