Saúde
PUBLICIDADE

Por Raquel Pereira — Rio de Janeiro

Um novo estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista científica Nature Reviews Endocrinology alerta para a importância da alimentação materna saudável durante a gestação. Tanto a insuficiência quanto o excesso alimentar durante a fase do desenvolvimento do feto podem causar doenças metabólicas, como hipertensão ou obesidade, na fase adulta da vida da criança.

O desequilíbrio causa alterações no tecido adiposo, a "gordurinhas" do corpo materno. Por muitos anos, especialistas consideraram esse tecido apenas como um repositório energético, no qual a gordura ficava armazenada até precisar ser usada. Porém, foi descoberto que o tecido adiposo também produz hormônios importantes para o controle do metabolismo, como a leptina e a adiponectina. Sendo ambos os personagens principais na intermediação entre a saúde materna e o desenvolvimento fetal dos seus filhos.

Ao GLOBO, o autor da pesquisa, José Donato Júnior, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) aponta que o conceito chave para entender como esse processo acontece é a programação metabólica.

— Durante períodos críticos do nosso desenvolvimento nosso organismo está em formação, tudo que acontece afeta o futuro da criança. Do ponto de vista negativo, vários estudos em seres humanos e animais, provaram que dependendo do estado metabólico materno e paterno, mas principalmente o da mãe, a formação dessa criança em gestação se altera — explica.

Segundo o pesquisador, filhos de mães pouco nutridas tendem a terem organismos "econômicos", com tendência a pouco gasto energético no metabolismo. Por isso, podem nascer abaixo do peso ideal Ao serem inseridos em um ambiente com fartura depois de adulto, eles podem engordar com maior facilidade por comer excessivamente.

Enquanto filhos de mães com diabetes gestacional, por exemplo, a mãe tem muita glicose no sangue e isso vai direto para o bebê. Por chegar em quantidades excessivas, os receptores param de trabalhar. O que cria resistência aos hormônios leptina e a adiponectina.

— Podemos prevenir isso controlando o estado metabólico das mães. Idealmente essa mulher não entra na gestação obesa, consegue controlar o açúcar com remédio, dieta e exercícios, pois precisa evitar o ganho de peso excessivo — aconselha.

Mudanças epigenéticas

O artigo retrata a influência direta da leptina no início da vida do bebê, com altas probabilidades desse hormônio programar o metabolismo, ao controlar o desenvolvimento de neurônios que regulam o balanço energético e induzir alterações permanentes no paladar. Como passa a escolher alimentos hiperpalatáveis (ultraprocessados, que com seus corantes, possuem um sabor forte) e diminuindo o gasto energético.

Por outro lado, a adiponectina influencia o corpo da mãe, na placenta, ao regular quanto o feto será exposto a nutrientes. O que consequentemente, cria um efeito dominó no saúde da criança, pois age no metabolismo e pode "abrir espaço" para uma predisposição a doenças.

A influência desses dois hormônios causam as chamadas mudanças epigenéticas, ou seja, eles criam modificações bioquímicas nas células seja por estímulos ambientais ou no silenciamento de genes sem provocar mudanças estruturais no genoma original do indivíduo.

"Preencher essa lacuna de conhecimento é particularmente relevante no que diz respeito às alterações epigenéticas em órgãos que controlam o metabolismo, como o cérebro, o tecido adiposo, o fígado e os músculos. Entender e identificar os mecanismos específicos afetados pela sinalização de adipocinas que levam à programação metabólica são de fundamental interesse para orientar o desenvolvimento de estratégias futuras para prevenir e tratar a obesidade, diabetes e suas inúmeras comorbidades", completa o pesquisador da USP, em entrevista à Faperj.

Importância da prevenção

Para Donato, o que precisa ser mudado atualmente é a forma como o controle metabólico, feito com um acompanhamento do médico obstetra, precisa ganhar uma maior relevância.

— Talvez a sociedade não dê a devida atenção, mas existe uma permissividade em comer qualquer coisa durante a gravidez, porque ninguém quer "mexer" com as escolhas da mulher nessa fase tão importante. As recomendações de não beber e não fumar são muito visadas, a gente não vê essa mesma recomendação tão enfaticamente sobre a alimentação, mesmo que isso cause um impacto na criança — enfatiza.

Mais recente Próxima Menino de 10 anos é internado após beber 6 garrafas de água em menos de uma hora; entenda

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Provas serão realizadas em 18 de agosto

CNU: Uso correto da Língua Portuguesa corresponde a 50% da nota de questões discursivas; veja critérios

Foram contempladas profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional

Advogado, biólogo e engenheiro: deputados mantêm alíquota reduzida para alguns profissionais na Reforma Tributária;

Condição representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem homens brasileiros; casos são mais frequentes no norte e nordeste

Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença

Espaço foi rebatizado de Teatro Rubens Corrêa e será entregue pelo Secretaria municipal de Cultura

Veja como ficou o novo Teatro de Ipanema após reforma

Relatório da regulamentação da reforma deixa caminhões de fora do imposto seletivo. Estão enquadrados neste regime itens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Reforma tributária: carros para PCD com isenção de imposto deverão custar até R$ 150 mil

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes
  翻译: