Saúde
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

A Dinamarca está fazendo a coleta de três macarrões instantâneos de uma marca coreana por conta de os produtos serem considerados muito picantes e causarem o risco de "envenenamento". Segundo a BBC, a Administração Veterinária e Alimentar do país afirmou ter avaliado os níveis de capsaicina de um único pacote “tão elevados que representam um risco de o consumidor desenvolver intoxicação aguda”.

Em nota, a fabricante do produto, a Samyang, afirmou que não há problema com a qualidade dos alimentos, que são o “Buldak 3x Spicy & Hot Chicken”, o “2x Spicy & Hot Chicken” e o “Hot Chicken Stew”.

“Entendemos que a autoridade alimentar dinamarquesa fez o recall dos produtos, não por causa de um problema de qualidade, mas porque eram muito picantes. Os produtos estão sendo exportados globalmente. Mas esta é a primeira vez que são recolhidos pelo motivo acima”, disse a empresa à BBC.

Ainda segundo a emissora britânica, não há registros de incidentes na Dinamarca atribuídos especificamente ao consumo do produto. O órgão ainda enfatizou o alerta para o caso do consumo do alimento por crianças, por eles serem “extremamente picantes”, o que pode “causar dano” à saúde.

A Samyang afirmou que planeja “analisar de perto as regulamentações locais”. Segundo a BBC, o macarrão não teria sido recolhido em nenhum outro país até o momento, nem avisos sobre a segurança em caso de seu consumo teriam sido emitidos.

A capsaicina é um composto químico presente na maioria das pimentas, mas, sobretudo, naquelas que pertencem ao grupo "chili". A substância pode ser neurotóxica para algumas pessoas. No Brasil, o produto pode ser encontrado à venda em diversos sites.

Morte nos EUA

Em maio deste ano, um jovem de 14 anos, que participava de uma competição de quem comia as tortilhas mais picantes do mercado, morreu, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Segundo a autopsia, Harris Wolobah sofreu uma parada cardiopulmonar pela ingestão de capsaicina, presente nas pimentas de alguns salgadinhos.

Segundo a imprensa local, Wolobah, que vivia na cidade de Worcester, faleceu em primeiro de setembro de 2023, após ingerir uma tortilha de uma marca que alertava, em sua embalagem, ser um salgadinho mortal, além de mostrar um caixão com uma caveira roxa em chamas.

O pacote também dizia que as tortilhas levavam pimenta do tipo Carolina Reaper, que está na escala das mais picantes. A autopsia também apontou que Wolobah já sofria de patologias cardiovasculares, como uma "cardiomegalia" - coração aumentado - que pode ter contribuído para a morte do jovem.

A imprensa da região também mostrou que outros jovens foram hospitalizados após ingerir a tortilha no país. Três estudantes da Califórnia e sete de Minnesota tiveram que ser hospitalizados após participarem do desafio de quem comia mais tortilhas picantes.

Mais recente Próxima Café bulletproof: a ‘bomba energética’ que aumenta a massa muscular e não quebra o jejum

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Em pronunciamento nesta quinta-feira, Fuad Noman (PSD) revelou ter passado por procedimento cirúrgico nos últimos dias: 'Me sinto ainda mais forte'

Prefeito de Belo Horizonte anuncia tratamento contra câncer e diz que seguirá em campanha à reeleição

Sistema terá integração com banco de foragidos do CNJ, e servirá também para encontrar desaparecidos

Smart Sampa: Prefeitura inicia programa de câmeras com reconhecimento facial em São Paulo

Tumor no sangue tem início no sistema linfático, responsável por produzir e transportar as células de defesa do corpo chamadas de linfócitos

Linfoma abdominal: entenda o câncer do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Foco será turismo rodoviário, de olho em potenciais turistas que vivem num raio de 600km de Porto Alegre

Rio Grande do Sul pede R$ 90 milhões ao governo para promover turismo. Setor perdeu 3 mil vagas de carteira assinada em maio

Velório de modelo Aline Ferreira acontece nesta quinta-feira; dona de clínica foi presa pela Polícia Civil de Goiás

Dona de clínica onde influencer morreu após aplicação de PMMA cursou apenas até o 3° período de medicina no Paraguai, diz delegada

Os candidatos do 'Enem dos concursos' poderão acessar informação na Área do Candidato e pedir alteração de 5 a 7 de julho

Concurso Nacional Unificado: Local de prova pode ter mudado; veja como consultar

Parecer de grupo de trabalho da Câmara é apresentada em entrevista coletiva nesta quinta-feira

Reforma Tributária: carros elétricos e jogos de azar são incluídos no imposto do pecado

Câmara aprovou a proposta de forma unânime e sem voto nominal, e ex-presidente chegou a ligar para vereadores questionando por que eles não haviam se posicionado contra

Aprovação de projeto contra apostas em cavalos em São Paulo desagrada Bolsonaro
  翻译: