Saúde
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 02/07/2024 - 09:46

Surto de Hepatite A em Curitiba: Recomendações e Prevenção

Surto de hepatite A em Curitiba chega a 366 casos e 5 mortes, com transmissão principalmente por relações sexuais. Recomenda-se vacinação e medidas de higiene para prevenção.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, capital do Paraná, publicou nesta segunda-feira um novo boletim epidemiológico sobre o surto de hepatite A que afeta a cidade. Na última semana, foram registrados mais 13 casos da infecção viral, levando o total de registros neste ano a 366. No mesmo período do ano passado, segundo a pasta, foram apenas 5 diagnósticos, o que revela uma alta de 7.220% em 2024.

De acordo com a secretaria, 60% dos pacientes do surto atual (220) foram internados, e 3,2% (12) precisaram de cuidados em unidades de terapia intensiva (UTI). Além dos casos, a capital paranaense também registrou 5 mortes e um transplante de fígado decorrente da hepatite A.

A pasta afirma ainda que um inquérito epidemiológico realizado pelas equipes da SMS e do Programa de Epidemiologia Aplicada do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), do Ministério da Saúde, identificou que o surto tem se espalhado pela transmissão entre pessoas, e que a principal forma do contágio é por meio de relações sexuais. De acordo com a SMS, a maioria dos diagnósticos ocorreu em homens de 20 a 39 anos.

— Nossa principal orientação é adotar hábitos preventivos, principalmente a higiene das mãos, genitália e região anal antes e depois de práticas sexuais — orienta o diretor do Centro Municipal de Epidemiologia de Curitiba, Alcides Oliveira.

O que é a hepatite A?

A hepatite A é uma infecção viral causada por um dos cinco vírus que atingem o fígado: o A, o B, o C, o D e o E. De acordo com a SMS, nas crianças a doença é geralmente benigna e facilmente tratada. Já em adultos, a hepatite A tende a ser mais grave, “inclusive com a necessidade de internação hospitalar, situação que se apresenta no surto enfrentado em Curitiba”, diz a pasta.

Como a hepatite A é transmitida?

A transmissão ocorre por via fecal-oral (contato de fezes com a boca). Por isso, tem alta relação com as condições de saneamento básico, qualidade da água e higiene pessoal e de alimentos, mas também pode ser disseminada em relações sexuais por meio do sexo anal, que propicia o contato do ânus com a boca.

Quais são os sintomas da hepatite A?

Segundo o Ministério da Saúde, as contaminações costumam ser silenciosas, mas quando se manifestam causam cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados (icterícia), urina escura e fezes claras. Em casos mais graves, pode demandar um transplante do órgão e, quando não tratada, a hepatite vira um fator de risco para desenvolvimento de câncer de fígado e cirrose.

Vacina contra a hepatite A

Para as hepatites A e B, uma das principais estratégias de prevenção é a vacinação. A eficácia do imunizante para o tipo A é alta, mas como ele passou a ser ofertado no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças somente em 2014, muitos adultos de hoje não receberam a proteção.

Além disso, a baixa cobertura vacinal entre os mais novos preocupa os especialistas porque mantém o vírus em circulação até alcançar as populações suscetíveis. No Brasil, segundo dados do DataSUS, 75,8% do público-alvo recebeu a dose até agora em 2024 – a meta preconizada é de 95%, que foi alcançada pela última vez no Brasil em 2015, quando chegou a 97,07%.

No ano passado, cidades como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis também viveram surtos da hepatite A. Uma das estratégias adotadas nesses momentos é a vacinação de bloqueio, que imuniza adultos próximos de pessoas infectadas para tentar barrar a disseminação.

A SMS de Curitiba disse que aguarda a chegada de imunizantes para vacinar “contatos familiares e sexuais daqueles que tiverem a confirmação da Hepatite A nos últimos 15 dias”. — A estratégia de vacinação está sendo definida esta semana e será aplicada assim que chegarem as novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde — afirmou Alcides Oliveira.

Quem pode se vacinar contra a hepatite A no SUS?

Atualmente, a dose única contra a hepatite A faz parte do calendário infantil no SUS com indicação para ser aplicada aos 15 meses de idade, podendo ocorrer entre os 12 meses até os 5 anos incompletos.

Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), determinados adultos considerados de maior risco para doença grave também podem receber a vacina pela rede pública, que é administrada no esquema de 2 doses, com intervalo mínimo de 6 meses entre elas. São eles:

  • Hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, inclusive infecção crônica pelo HBV e/ou pelo HCV;
  • Pessoas com coagulopatias, hemoglobinopatias, trissomias, doenças de depósito ou fibrose cística (mucoviscidose);
  • Pessoas vivendo com HIV;
  • Pessoas submetidas à terapia imunossupressora ou que vivem com doença imunodepressora;
  • Candidatos a transplante de órgão sólido, cadastrados em programas de transplantes, ou transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea);
  • Doadores de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea), cadastrados em programas de transplantes.

Como se proteger da hepatite A durante o sexo?

A SMS de Curitiba orienta algumas medidas para evitar a contaminação com a hepatite A durante relações sexuais. São elas:

  • Uso de preservativo interno ou externo nas relações sexuais;
  • Higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais;
  • Higienização de vibradores, plugs anais e vaginais ou outros acessórios utilizados para as práticas sexuais;
  • Utilização de barreiras de látex durante o sexo oro/anal e luvas/dedeiras de látex para práticas como dedilhado ou "fisting";

Como se proteger da hepatite A de modo geral?

Outras formas de prevenção orientadas pela secretaria são:

  • Lavar constantemente as mãos, principalmente após o uso do sanitário e antes do preparo de alimentos;
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por pelo menos 10 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Usar instalações sanitárias;
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios;

Mais recente Próxima Felipe Folgosi diz que não faz sexo há 2 anos: abstinência sexual faz mal à saúde? A ciência responde

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'

Templo foi invadido por bandido no último dia 1º poucos minutos antes do início de missa

Peças litúrgicas levadas da Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, podem ter ido parar em ferros-velhos

A ideia surgiu esta semana num fórum em Montevidéu, que contou com a presença de Aloizio Mercadante

Brigada conjunta deve ser criada para combater catástrofes climáticas na América do Sul

Amigos e familiares desconfiam que Andréa sofreu um ataque cardíaco

Morte da irmã gêmea de Adriana Bombom é confirmada por sobrinha da apresentadora: 'Muita dor'

Ferramenta do GLOBO com dados do IBPT mostra o tamanho da carga tributária de 600 produtos e serviços

Reforma Tributária: Você sabe o quanto paga de imposto na carne? Na cerveja? Na mensalidade escolar? Clique e descubra
  翻译: