Tem que ler
PUBLICIDADE

Primeira menstruação, gravidez, menopausa. O corpo da mulher é marcado por fases e, por isso, é extremamente mais complexo. Diferentes hormônios atuam a depender do estágio do ciclo menstrual — e isso influencia não apenas na questão reprodutiva, mas também na disposição, no humor, entre outros.

A convite do GLOBO, a ginecologista e obstetra Marianne Pinotti, doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e cirurgiã do Grupo de Oncologia mamária e pélvica da Beneficência Portuguesa de São Paulo, lista 10 dicas essenciais para a saúde da mulher.

Veja aqui o vídeo com o depoimento da ginecologista Marianne Pinotti:

A seguir, duas dicas da ginecologista. Assinante O GLOBO tem acesso a todas as dicas em ambiente especial, confira.

A primeira consulta ginecológica

Na maioria dos casos, a primeira consulta na ginecologista deve ocorrer em torno dos 12 anos de idade ou antes, quando a menina tiver algum sintoma ginecológico. Alguns desses sinais mais comuns são: corrimento, surgimento do broto mamário doloroso, alterações de humor e sono e a primeira menstruação. Este primeiro contato serve para detectarmos problemas ligados ao aparelho reprodutivo, mas, no meu ponto de vista, não é apenas isso. Serve principalmente para informar e criar um vínculo de confiança com esta jovem mulher, que poderá ver em sua médica um “porto seguro” para discutir questões que a afligem e aprender a cuidar de seu corpo e mente nesta nova fase de sua vida.

Cuide de sua saúde antes, durante e depois da gestação

Desde o momento em que se decide engravidar, já temos alguns cuidados a tomar. Somente o acompanhamento pré-natal durante a gestação não é suficiente, precisamos garantir que a futura mamãe está saudável, de preferência se alimentando bem, fazendo exercícios físicos e realizando a reposição de ácido fólico desde cerca de três meses antes de começar a tentar engravidar. Além disso, é importante ter em dia seu calendário vacinal e suas sorologias para doenças infectocontagiosas negativas (principalmente toxoplasmose).

As dicas de Pinotti fazem parte do novo produto exclusivo para assinantes do GLOBO, o Tem que Ler. Reunimos 10 dos grandes nomes da medicina do país que darão os caminhos da longevidade. A cada semana, um profissional de uma especialidade diferente vai elaborar orientações práticas e objetivas, em dez tópicos. São conselhos cruciais que podem ser usados desde a infância até a velhice, ao longo de toda a vida. E o melhor, você vai poder tirar dúvidas com esses especialistas.

Webstories
Mais recente Próxima Cardiologista Roberto Kalil esclarece dúvidas dos brasileiros sobre a saúde do coração em live do GLOBO
  翻译: