Assunto
PUBLICIDADE

Diarreia

As diarreias, fezes aquosas e soltas com evacuações mais frequentes do que o comum, geralmente são causadas por um vírus ou alimentos contaminados. Também pode ser um sinal de outro problema, como alguma doença inflamatória do intestino ou síndrome do intestino irritável.

Na maioria das vezes, os sintomas como fezes aquosas, soltas e frequentes, seguidas de dor na barriga, desaparecem sozinhos. Mas algumas infecções podem precisar de antibióticos e os casos mais graves chegam a causar desidratação, sendo necessário o tratamento com fluidos intravenosos.

Assuntos relacionados

Leia mais

Perguntas frequentes

O que fazer quando se está de diarreia?

A sugestão é caprichar na ingestão de líquido e bebidas que ajudem a repor os ais mineirais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além disso, evitar alimentos gordurosos durante os dias de desinteria.

Quando é que a diarreia é preocupante?

Em caso de sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos via oral, o ideal é que procure um médico quanto antes nestes sintomas mais graves. Alguns sinais de desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e coração acelerado.

O que pode levar a diarreia?

Geralmente os germes causadores da diarreira chegam pela boca, seja através de água ou alimentos contaminados. Na maioria das vezes, é causada por vírus, bactérias ou parasitas (comuns em locais de condições de higiene sanitária precária).

Fotos

  • Mulher utilizando o vaso sanitário

    1 de 3 imagens

    Mulher utilizando o vaso sanitário

    Foto: Freepik

  • Intestino

    2 de 3 imagens

    Intestino

    Foto: Freepik

  • Dor no intestino

    3 de 3 imagens

    Dor no intestino

    Foto: Freepik

Quadro é uma das principais causas de morte de crianças pelo mundo e geralmente decorrente de uma contaminação com vírus ou bactérias

Diarreia: o que é, sintomas, causas e tratamentos
  翻译: