Assunto
PUBLICIDADE

Esquizofrenia

Cercada de muitos tabus e preconceito da sociedade, a esquizofrenia é uma doença psiquiátrica caracterizada pela dissociação entre o que é real e o que é imaginário por parte do indivíduo. Na maioria dos casos, são relatadas alucinações, que constituem alterações da percepção como “ouvir vozes”, ter visões e sensações de perseguição não compartilhadas por outras pessoas, mas que para o paciente parecem reais. O distúrbio afeta a capacidade de pensar e agir sem uma motivação aparente, o que acaba gerando reclusão social.

Assuntos relacionados

Perguntas frequentes

Quais são os sintomas da esquizofrenia?

Segundo a médica psiquiatra Roberta França, membro da Sociedade Brasileira de Neuropsiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria, os sintomas da esquizofrenia são:

Alucinações visuais e auditivas;

Ilusões;

Comportamento antissocial;

Perda de motivação;

Alteração de memória.

Quais são os tipos de esquizofrenia?

A psiquiatra ressalta três tipos centrais de esquizofrenia: paranoide, catatônica e hebefrênica. No entanto, na maioria dos casos, não é possível definir com exatidão qual é o padrão do paciente.

Como fazer o diagnóstico da esquizofrenia?

O diagnóstico da esquizofrenia é eminentemente clínico, ou seja, não existe nenhum exame de imagem ou de laboratório que aponte a doença.

Fotos

  • Casos de abuso emocional na infância elevam chance de quadros característicos da esquizofrenia na idade adulta, diz estudo.

    1 de 1 imagens

    Casos de abuso emocional na infância elevam chance de quadros característicos da esquizofrenia na idade adulta, diz estudo.

    Foto: FreePik

A esquizofrenia é desencadeada por um somatório de fatores sociais, ambientais e genéticos, e o tratamento alia medicamentos à terapia psicológica, encontrados gratuitamente no SUS

Esquizofrenia: o que é, sintomas, causas e tratamento
  翻译: