Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Administração pública, defesa e seguridade social

Lisbon, Lisboa 1.412 seguidores

Uma Pessoa, Um Cidadão.

Sobre nós

Missão O Instituto Nacional para a Reabilitação tem por missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência. É um Instituto Público que prossegue atribuições do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Site
http://www.inr.pt/
Setor
Administração pública, defesa e seguridade social
Tamanho da empresa
51-200 funcionários
Sede
Lisbon, Lisboa
Tipo
Órgão governamental
Fundada em
1977
Especializações
MAVI - Modelo de Apoio à Vida Independente, Formação, Balcão da Inclusão, Não discriminação, Organizações não Governamentais das Pessoas com Deficiência(ONGPD), Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Inclusão

Localidades

  • Principal

    Avenida Conde de Valbom 63

    Lisbon, Lisboa Lisboa, PT

    Como chegar

Funcionários da Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Atualizações

  • Evento | Exposição “Braille – Pontos que iluminam mundos” O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) organiza a exposição «Braille – Pontos que Iluminam Mundos», que terá lugar no Instituto Nacional para a Reabilitação, no Auditório Orlando Monteiro, localizado na Av. Conde de Valbom, 63 em Lisboa. A exposição poderá ser visitada de 7 a 10 de janeiro de 2025, entre as 10h00 e as 17h00. Nesta mostra, que celebra os 200 anos da criação do sistema Braille e o Dia Mundial do Braille, celebrado a 4 de janeiro, destacamos materiais e equipamentos promotores da inclusão das pessoas cegas e com baixa visão em áreas como a educação, saúde, trabalho, cultura, participação cívica, orientação e mobilidade, desporto e lazer. Na exposição, pode conhecer a história de Louis Braille e o contexto que deu origem ao seu sistema revolucionário, bem como a sua evolução e adoção em todo o mundo. A exposição conta com uma versão virtual, que inclui objetos históricos, documentos interativos e depoimentos de pessoas que utilizam o Braille no seu dia-a-dia. Esta exposição digital, além de complementar a exposição física, incide sobre a forma como as tecnologias atuais estão a integrar o Braille, ampliando as possibilidades de comunicação e participação. Ao longo de 2025, será promovido um programa de atividades dirigido a públicos de todas as idades, em particular crianças e jovens, com o objetivo de fomentar a reflexão e promover o conhecimento do Braille. ➡Junte-se a nós nesta viagem ao mundo do Braille e descubra como pequenos pontos podem iluminar o caminho para a inclusão e a acessibilidade. #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #INR #braille #evento #efeméride #exposição Descrição da imagem: Num fundo azul, encontra-se uma folha escrita em Braille onde é visível, parcialmente, três dedos. Pode ler-se o texto “Braille – Pontos que Iluminam Mundos”. No rodapé, do lado esquerdo, está o logo do INR e do lado direito o texto “7 a 10 janeiro | 10h – 17h, Av. Conde de Valbom, 63, Lisboa”

    • Num fundo azul, encontra-se uma folha escrita em Braille onde é visível, parcialmente, três dedos. Pode ler-se o texto “Braille – Pontos que Iluminam Mundos”. No rodapé, do lado esquerdo, está o logo do INR e do lado direito o texto “7 a 10 janeiro | 10h – 17h, Av. Conde de Valbom, 63, Lisboa”
  • Fóruns ENIPD | Recorde os Fóruns "Os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização" decorridos em 2024 O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.), no âmbito da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (ENIPD 2021-2025), realizou um conjunto de fóruns, a nível nacional, para promover a discussão sobre estratégias e medidas de não institucionalização, assente nas plataformas da Rede Social e ONGPD. Estes fóruns decorreram online, envolvendo diversos municípios como Braga, Viseu, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Santarém, Sintra, Porto, Faro e Guarda, com a participação dos respetivos Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I.P. e ONGPD. Leia o que foi partilhado e debatido ao longo dos fóruns em ➡https://lnkd.in/dgxYpn9Z #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #Fórum #enipd #50anos25abril Descrição da imagem 2024 - Fóruns "Os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização", com os logos do INR, da ENIPD e dos 50 anos do 25 de Abril.

    • 2024 - Fóruns "Os 50 anos da democracia e o percurso das políticas e medidas de não institucionalização", com os logos do INR, da ENIPD e dos 50 anos do 25 de Abril.
  • Notícia | INR representa Portugal no Programa Ibero-americano para a Deficiência Portugal, representado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., aderiu recentemente como membro pleno ao Programa Ibero-americano para a Deficiência fazendo igualmente parte do Conselho Intergovernamental (CIG) do Programa, a autoridade máxima do mesmo, a quem cabe a definição dos objetivos, resultados e atividades, bem como o estabelecimento de procedimentos e a organização interna. O CIG é formado pelos representantes governamentais que os países aderentes designam, os REPPI: Representantes dos países nos Programas e Iniciativas que contribuem e participam ativamente na gestão e desenvolvimento do Programa. Na sequência da última reunião do CIG ficou definida uma campanha que pretende dar a conhecer o Cartão Ibero-Americano de Deficiência. Esta é a primeira atividade de Portugal enquanto membro pleno do Programa Ibero-americano para a Deficiência. Saiba mais informações em ➡ https://lnkd.in/dZqjRbqc Assista ao vídeo sobre o Cartão Ibero-Americano de Deficiência em ➡ https://lnkd.in/dUGUARwH #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #TID #DisabilityDay Descrição da imagem: Do lado esquerdo é visível uma forma verde abstrata, do lado direito pode ler-se “PID, Programa Iberoamericano Discapacidad” em azul.

    • Do lado esquerdo é visível uma forma verde abstrata, do lado direito pode ler-se “PID, Programa Iberoamericano Discapacidad” em azul.
  • 𝐎 𝐈𝐍𝐑 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐁𝐨𝐚𝐬 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐚𝐬! 🌠 O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR) deseja Boas Festas! Aceda ao Postal de Boas Festas em formato acessível em: ➡ https://lnkd.in/dpRPeGdJ #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #amar #igualdade #apagaradesigualdade #boasfestas Descrição da imagem Em forma triangular, representando uma árvore de Natal, lê-se, começando pela letra "O" em forma de estrela, “O INR nesta quadra faz votos de boas festas vamos apagar a desigualdade”, escrito a azul. Nas palavras “vamos apagar a desigualdade”, as letras “am”, “ar” “a” e “igualdade” estão destacadas a vermelho, para que em conjunto se possa ler “amar a igualdade”. Por baixo do texto, é visível o símbolo matemático "Diferente de" a ser parcialmente apagado com tinta corretora para que se converta no sinal de "igual". No rodapé lê-se “A partir do cartaz vencedor do Prémio Cartaz 3 de Dezembro de 2024” e do seu lado direito o logótipo do Instituto Nacional para a Reabilitação”.

    • Em forma triangular, representando uma árvore de Natal, lê-se, começando pela letra "O" em forma de estrela, “O INR nesta quadra faz votos de boas festas vamos apagar a desigualdade”, escrito a azul. Nas palavras “vamos apagar a desigualdade”, as letras “am”, “ar” “a” e “igualdade” estão destacadas a vermelho, para que em conjunto se possa ler “amar a igualdade”.
Por baixo do texto, é visível o símbolo matemático "Deferente de" a ser parcialmente apagado com tinta corretora para que se converta no sinal de "igual".
No rodapé lê-se “A partir do cartaz vencedor do Prémio Cartaz 3 de Dezembro de 2024” e do seu lado direito o logótipo do Instituto Nacional para a Reabilitação”
  • Notícia | INR esteve presente no VI Seminário "Nós e a (D)eficiência…No Portugal de abril" No passado dia 6 de dezembro, decorreu no Auditório do edifício Espaço Passado, Presente, Futuro, em Felgueiras o VI Seminário promovido pela CERCIFEL, “Nós e a (D)eficiência…No Portugal de abril…”, sobre o mote “A sociedade deve continuar a avançar em direção a um futuro mais INCLUSIVO, onde TODOS possam exercer plenamente os seus DIREITOS e participar ATIVAMENTE na vida comunitária”. O Seminário contou na sessão de abertura com a presença da Senhora Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Dr.ª Clara Marques Mendes, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Dr. Nuno Fonseca e o Senhor Vogal do Conselho de administração da Cercifel - Cooperativa de Solidariedade Social, Dr. José Carlos Pinto Pinheiro. A sessão contou com a participação de Eduarda Saraiva, Chefe de Divisão da Unidade de Coordenação e Gestão e Parcerias do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), cuja a sua intervenção assentou num convite á reflexão sobre os avanços e os desafios relacionados com os Direitos das Pessoas com Deficiência na celebração dos 50 anos de democracia. Foram ainda abordados outros temas, como, os 50 Anos - A evolução por um sistema mais SOLIDÁRIO, que É DE TODOS PARA TODOS, no âmbito das respostas/politicas sociais para as pessoas com deficiência Intelectual e ou incapacidade e a importância (os avanços e os desafios) da Formação Profissional/Empregabilidade para as pessoas com deficiência. O seminário integrou-se nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, onde foi feita, ainda, uma Apresentação pelos Clientes do CACI da CERCIFEL sobre Os Direitos das pessoas com deficiência. #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #seminário Facebook da CERCIFEL https://lnkd.in/dPX4QfrZ Descrição da imagem: É visível duas cadeiras e duas pequenas mesas em cima de um tapete que representam uma “mesa-redonda”. Numa das cadeiras está sentado um homem. Por detrás está uma projeção. Do lado direito Eduarda Saraiva está a falar no púlpito. Por detrás é possível ver duas pessoas sentadas, sendo que uma delas só é visível parcialmente.

    • É visível duas cadeiras e duas pequenas mesas em cima de um tapete que representam uma “mesa-redonda”. Numa das cadeiras está sentado um homem. Por detrás está uma projeção. Do lado direito Eduarda Saraiva está a falar no púlpito. Por detrás é possível ver duas pessoas sentadas, sendo que uma delas só é visível parcialmente.
  • Notícia | Cerimónia da Criação da Aliança para a Deficiência Visual No passado dia 13 de dezembro, decorreu a Cerimónia da Criação da Aliança para a Deficiência Visual, no Auditório Orlando Monteiro, localizado no Instituto Nacional para a Reabilitação. A criação da ADV - Aliança para a Deficiência Visual pretende juntar esforços de cooperação entre organizações portuguesas com intervenção na área da deficiência visual. As 13 organizações signatárias da carta e fundadoras da ADV são as seguintes: - AADVDB - Associação de apoio aos deficientes visuais do distrito de Braga - AAICA - Associação de Apoio à Informação a Cegos e Amblíopes - Associação Bengala Mágica - Associação Cabra Cega - ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para Deficiência Visual - ANIP Intervenção Precoce - Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais - ARP - Retina Portugal - Fundação Nossa Senhora da Esperança - Fundação Raquel e Martin Sain - Iris Inclusiva - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Esta iniciativa contou com a presença de Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do INR. Foto: Iris Inclusiva #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #aliança #acordo #DeficênciaVisual Descrição da imagem: Grupo de 14 pessoas em pé a posar para uma fotografia. São visíveis algumas cadeiras da plateia, estando uma pessoa sentada numa delas.

    • Grupo de 14 pessoas em pé a posar para uma fotografia. São visíveis algumas cadeiras da plateia, estando uma pessoa sentada numa delas.
  • Notícia | Divulgação de Resultados - Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., promoveu a edição de 2024 do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe que premeia a inovação tecnológica de invenções, projetos ou produtos tecnológicos, que visem contribuir para a melhoria das condições de vida das Pessoas com Deficiência. O vencedor é o projeto ‘‘O Mundo na Ponta do Dedo’’ da Escola de São Gonçalo - Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, que receberá um valor pecuniário de 8 000€ (oito mil euros), atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e pelo Grupo Os Mosqueteiros, e uma peça de arte criada pelo CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património. As menções honrosas distinguem os projetos: ‘‘Halo: Silently Controlled Language Generation’’, da Unbabel, e ‘‘One Arm For Margot’’, de Renato Bispo e Ana Fatia. A cada uma é atribuído o valor pecuniário 1 000€ (mil euros) e uma peça de arte do CEARTE. A cerimónia de entrega e apresentação dos projetos distinguidos decorrerá em sessão pública, em data a anunciar. #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #evento #prémio #tecnologia #inovação #jaimefilipe Descrição da imagem No topo, a branco, lê-se Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe. Logo abaixo, com letras vermelhas inseridas em amarelo lê-se Edição 2024. Na imagem também estão dois círculos, um laranja encostado à margem esquerda, outro verde encostado à margem direita, ligeiramente cortados. No círculo laranja está uma lâmpada, dividida ao meio, com duas imagens: metade de uma roda dentada à esquerda e parte de um microprocessador à direita. No círculo verde estão três etiquetas azuis e escrito está +Inovação, +Invenção, +Autonomia. Em baixo, do lado direito, aparece o logótipo do INR, promotor, e os logótipos do Grupo Os Mosqueteiros e do CEARTE, apoios.

    • No topo, a branco, lê-se Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe. Logo abaixo, com letras vermelhas inseridas em amarelo lê-se Edição 2024. Na imagem também estão dois círculos, um laranja encostado à margem esquerda, outro verde encostado à margem direita, ligeiramente cortados. No círculo laranja está uma lâmpada, dividida ao meio, com duas imagens: metade de uma roda dentada à esquerda e parte de um microprocessador à direita. No círculo verde estão três etiquetas azuis e escrito está +Inovação, +Invenção, +Autonomia. Em baixo, do lado direito, aparece o logótipo do INR, promotor, e os logótipos do Grupo Os Mosqueteiros e do CEARTE, apoios.
  • Notícia | Prémio Cartaz 3 de Dezembro entregue em cerimónia no El Corte Inglés A cerimónia de entrega Prémio Cartaz 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, decorreu na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Portugal, no dia 4 de dezembro, em Lisboa. Na abertura da cerimónia e em representação do El Corte Inglés (ECI), Vasco Marques Pinto das Relações Institucionais & Sustentabilidade referiu “a satisfação, por parte do ECI, em participar no Prémio Cartaz 3 de dezembro à qual se associam há uns anos”, mencionando ainda “que é com alegria que verificam que todos os anos existe uma maior participação que se traduz em mais candidaturas”. Seguiu-se a Mesa-redonda – “Objetivos e experiência do júri no Prémio”, em que Marina Van Zeller, Vice-presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) e presidente do Júri deste Prémio, foi moderadora. No decurso da cerimónia cada membro do júri deu ênfase à importância do prémio e fez uma breve menção à generalidade das candidaturas. A cerimónia prosseguiu com a entrega das Menções Honrosas e do Prémio Vencedor. A encerrar a cerimónia, Marina Van Zeller, agradeceu a presença de todos “numa tarde dedicada à celebração da criatividade, do talento e, sobretudo, da diversidade e da inclusão”. Saiba mais informações em: ➡https://lnkd.in/dy9WPQCt #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #INR #prémio #cartaz #elcorteingles #cencal #3dedezembro CENCAL- Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica Descrição da imagem: Fotografias de vários momentos do evento. 📷El Corte Inglés

    • Vasco Marques Pinto a falar no púlpito.
    • Helena Vaz Silva, Marina Van Zeller, Daniela Gomes e Ricardo Galvão, na mesa-redonda. Daniela Gomes está a falar ao microfone. Por detrás é parcialmente visível uma projeção.
    • Helena Vaz Silva, Marina Van Zeller, Daniela Gomes e Ricardo Galvão, na mesa-redonda. Ricardo Galvão está a falar ao microfone. Por detrás é parcialmente visível uma projeção.
    • José Marques, Helena Vaz Silva, Marina Van Zeller, na mesa-redonda. Helena Vaz Silva está a falar ao microfone. Por detrás é parcialmente visível uma projeção. Do lado esquerdo está um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (Luís Oriola).
    • José Marques, Helena Vaz Silva, Marina Van Zeller, Daniela Gomes e Ricardo Galvão, na mesa-redonda. Por detrás é parcialmente visível uma projeção. Do lado esquerdo está um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. (Luís Oriola) É visível parte do público presente.
      + 9
  • Notícia | INR e Casa Pia de Lisboa celebraram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi assinalado com um conjunto de atividades promovidas ao logo do dia pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), em parceria com a Casa Pia de Lisboa. O dia iniciou com ação de sensibilização “Multa Moral”, uma iniciativa de consciencialização para a eliminação de barreiras que dificultam o dia-a-dia das pessoas com deficiência. Nesta atividade, que decorreu na Praça de Londres, em Lisboa, participaram a comunidade educativa da Casa Pia de Lisboa , acompanhada pelo Conselho Diretivo do INR e da Casa Pia de Lisboa. Durante a tarde, realizou-se a cerimónia no Centro Cultural Casapiano, em Lisboa, onde os convidados foram acolhidos pela atuação do Grupo de Percussão “Novos RitmoS”. Este grupo do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, que integra crianças e jovens surdas e ouvintes, tocou várias músicas e interpretou, em Língua Gestual Portuguesa, a canção “We Are the World”. Na abertura da cerimónia, Fátima Matos, Presidente da Casa Pia de Lisboa, sublinhou: “A verdadeira inclusão é construir um ambiente onde as diferenças sejam celebradas.” Por sua vez, Sónia Esperto, Presidente do INR, enfatizou a importância de se recordar que todos os dias devem ser dedicados à inclusão das pessoas com deficiência. Seguiu-se uma mesa-redonda, moderada por Odete Fiuza, técnica do INR, subordinada ao tema “O Impacto dos Jogos Paralímpicos na Inclusão Social das Pessoas com Deficiência”. O debate contou com a participação de Carina Paim e Mamudo Baldé, atletas paralímpicos, Luís Figueiredo, Chefe de Missão aos Jogos Paralímpicos Paris 2024, e José Uva, treinador de atletismo que enriqueceram o momento através das suas experiências e conhecimento. Este momento foi complementado com a passagem de um vídeo com o testemunho de Marta Paço, atleta de surf adaptado. No encerramento, Clara Marques Mendes, Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, dirigiu-se aos presentes, incluindo representantes de Organizações Não Governamentais das Pessoas com Deficiência (ONGPD), convidando-os a contribuir com propostas para a revisão da Estratégia Nacional para as Pessoas com Deficiência (ENIPD) para os próximos cinco anos. A celebração do dia culminou com uma visita a acessível ao espaço museológico do Centro Cultural Casapiano através do projeto VOS – Ver, Ouvir e Sentir que disponibiliza conteúdos culturais acessíveis a todos os públicos. A Antena 1 esteve a acompanhar o momento da manhã, que poderá aceder em: https://lnkd.in/detp9FKZ Veja os registos fotográficos em https://lnkd.in/dQikk3Ni #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #DiaInternacionaldasPessoascomDeficiência #multamoral #CasaPiadeLisboa #3dezembro Descrição da imagem: Público com várias pessoas sentadas a assistirem ao evento. A apresentadora é uma mulher e está a sorrir

    • Público com várias pessoas sentadas a assistirem ao evento. A apresentadora é uma mulher e está a sorrir
  • Efeméride | Dia Internacional do Voluntariado ▶ Todas as pessoas têm lugar no Voluntariado! O Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, é celebrado anualmente no dia 5 de dezembro, tendo como objetivo reconhecer as pessoas voluntárias e promover o voluntariado a nível local, nacional e internacional. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reconheceu direitos fundamentais e gerou um compromisso, à escala global, com a sua promoção e efetivação. O direito ao exercício do voluntariado pelas pessoas com deficiência deve ser promovido, numa perspetiva de participação plena e efetiva na sociedade, no cumprimento dos princípios da igualdade e não discriminação. Neste âmbito, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tem desenvolvido e participado num conjunto de trabalhos com vista à promoção deste direito de cidadania, destacando o papel das pessoas com deficiência enquanto agentes de mudança e promotores de apoios, contribuindo assim para um voluntariado mais inclusivo. Destaca-se aqui a mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a propósito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência “Neste dia importante, e todos os dias, vamos trabalhar com as pessoas com deficiência para alcançar um futuro inclusivo e sustentável para todas as pessoas.”. Veja mais informações em ➡ https://lnkd.in/dSDF5DCN #inclusão #pessoascomdeficiência #acessibilidade #direitoshumanos #INR #efeméride #voluntariado #DiaInternacionalDoVoluntariado 📷 Pista Mágica Descrição da imagem Lê-se “Todas as pessoas têm um lugar no voluntariado”, por baixo veem-se, parcialmente, 3 pessoas. Em rodapé encontram-se os logótipos das entidades promotoras, parceiras e financiadoras do Projeto VolunTalento.

    • Lê-se “Todas as pessoas têm um lugar no voluntariado”, por baixo veem-se, parcialmente, 3 pessoas. No rodapé encontram-se diversos logótipos das entidades promotoras, parceiras e financiadoras do Projeto VolunTalento.

Páginas semelhantes