O Município do Fundão participou na COP 29, onde apresentou iniciativas em curso no âmbito de diversos projetos locais, nacionais e europeus.
A COP 29 é a cimeira anual das Nações Unidas dedicada às alterações climáticas, reunindo líderes globais, especialistas, investigadores, ONGs e representantes de mais de 190 países. Este evento, que atrai dezenas de milhares de participantes, é o principal fórum internacional para debater soluções que mitiguem os impactos das alterações climáticas, promovam a transição energética e garantam o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
A participação do Fundão decorreu no âmbito de uma conferência promovida pela Business As Nature, no Pavilhão de Portugal, e contou também com os Municípios de Loulé e Guimarães (este último representado pelo Laboratório da Paisagem). A sessão foi aberta pelo Presidente da Comissão de Energia e Ambiente da Assembleia da República, deputado Salvador Malheiro.
O Fundão destacou o impacto do Plano de Inovação, iniciado em 2013, e a sua importância para enfrentar de forma sustentável os processos de transição em curso, através de uma abordagem centrada nas pessoas e na inovação nas políticas públicas, não apenas tecnológica. Com esta participação, foi dada oportunidade ao Município do Fundão de partilhar com os participantes diversas iniciativas em curso e previstas no âmbito de projetos locais, nacionais e europeus, em particular a participação em diversos projetos Horizon Europe no âmbito de 3 das 5 Missões da UE: Clima, Solos e Cidades (as outras 2 são Oceanos e Cancro); a Liderança de uma rede de cidades circulares em Portugal (RurbanLink), no âmbito de um Programa promovido pelo Ministério do Ambiente – Direção Geral do Território; o Programa de Mobilidade Sustentável, em parceria com as Aldeias Históricas; o Prato Público, implementado nas escolas do concelho para redução do desperdício alimentar e promoção de cadeias curta; ou as Soluções inovadoras desenvolvidas no Centro Agrotech e na Agenda Mobilizadora Blockchain.PT, com tecnologias voltadas para rastreabilidade e certificação de produtos endógenos, incentivo às cadeias curtas e compensação carbónica; sem esquecer o processo de elaboração do Relatório Voluntário Local enquanto estratégia macro para alinhamento das políticas municipais com os ODS da ONU.
A participação na COP 29 reforça o compromisso do Fundão com a inovação e a sustentabilidade, demonstrando como municípios de menor dimensão podem ser exemplos de boas práticas, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as políticas europeias de transição climática.
(Fotografias de Município do Fundão e COP29)
#COP29 #Baku #ONU #Fundao