Guimarães é Capital Verde Europeia 2026! Este prémio é o reconhecimento do caminho de excelência que as empresas, cidadãos, entidades e associações vimaranenses têm traçado na área da sustentabilidade e da neutralidade climática. Mais do que uma distinção, este é um importante passo para a nossa cidade. É sinal de que estamos no caminho certo para a transição verde! Este prémio é de todos. Damos os parabéns às cidades finalistas da Capital Verde Europeia 2026, Heilbronn e Klagenfurt. Juntos estamos a construir uma cidade e um planeta melhor! Estendemos os nossos parabéns ao vencedor do Green Leaf Award, anunciado, também, hoje EN Guimarães is the European Green Capital 2026! This award recognises the journey of excellence that Guimarães companies, citizens, entities and associations have taken in the area of sustainability and climate neutrality. More than a distinction, this is a vital step for our city. This means we‘re on the right path towards the green transition! This award belongs to everyone. We congratulate the finalist cities for European Green Capital 2026, Heilbronn and Klagenfurt. Together we are building a better city and a better planet! We extend our congratulations to the winner of the Green Leaf Award, also announced today.
Município de Guimarães
Administração pública, defesa e seguridade social
Câmara Municipal de Guimarães
Sobre nós
Câmara Municipal de Guimarães
- Site
-
https://www.cm-guimaraes.pt
Link externo para Município de Guimarães
- Setor
- Administração pública, defesa e seguridade social
- Tamanho da empresa
- 1.001-5.000 funcionários
- Sede
- Guimarães
- Tipo
- Órgão governamental
Localidades
-
Principal
Largo Cónego José Maria Gomes 4
Guimarães, 4804-534, PT
Funcionários da Município de Guimarães
Atualizações
-
🌍 Guimarães convidado para painel do Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 e destaca compromisso com a neutralidade climática! 🌱 O Fórum do Ambiente da Eurocities 2024 encerrou com um compromisso renovado de cidades europeias como Guimarães em liderar a transição para um futuro sustentável e equitativo, colocando os cidadãos no centro das decisões. 🤝 Fortalecendo a cooperação entre o setor público e privado! No evento, que reuniu especialistas, líderes municipais e representantes da sociedade civil de toda a Europa, Dalila Sepúlveda destacou o Pacto Climático Guimarães 2030 - uma iniciativa ambiciosa que coloca nosso território na vanguarda da ação climática europeia. Leia mais: https://lnkd.in/dpdgTh3E #EUmissions #MissionCities #Sustainability #NetZeroCitiesEU #EUGreenCapital #MissionLabel #GreenCity #ZeroCarbon
-
Contratação por tempo indeterminado de um técnico superior de apoio à gestão para a Divisão de Património Municipal. Para o posto de trabalho é exigida licenciatura ou grau académico superior em Direito ou Solicitadoria (CNAEF 380 Direito) As candidaturas são efetuadas, exclusivamente, na plataforma de recrutamento, em https://lnkd.in/dmc2-esm, até 25/11/2024.
-
Guimarães na reta final rumo a Capital Verde Europeia 2026 Município vimaranense destaca as suas iniciativas em prol da sustentabilidade e neutralidade climática. Falta menos de um mês para o anúncio da cidade vencedora do título de Capital Verde Europeia 2026 e Guimarães mantém-se confiante na sua candidatura. Após ter sido selecionada para a shortlist, a cidade continua a demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das três finalistas, ao lado de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). O vencedor será revelado no dia 27 de novembro. Recorde-se que o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais: “qualidade do ar”; “ruído”; “água”; “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”; “resíduos e economia circular”; “alterações climáticas: mitigação; e “alterações climáticas: adaptação”. Leia a notícia completa em https://lnkd.in/dPgjVWAg
-
A quarta semana do Mês da Economia foi surpreendente e fervilhante em atividades! Uma semana que acolheu a primeira Techstars Startup Week Guimarães realizada em Portugal e que trouxe à cidade de Guimarães dezenas de palestrantes especialistas nas áreas do empreendedorismo, inovação, marketing etc. Foram centenas as pessoas que durante 5 dias participaram nas dezenas de atividades realizadas no sitio.co. O último dia decorreu nas garagens do Teatro Jordão e foi um dia emocionante onde se valou de investimento, empreendedorismo e onde se atribuíram prémios a startups inovadoras. O fim-de-semana encheu-se de muita animação pelas ruas da cidade numa das primeiras iniciativas ligadas ao Bairro 1128, parte da rede de Bairros Comerciais Digitais, que está em implementação em várias cidades portuguesas, e que visa fortalecer a digitalização do comércio local e fomentar novos modelos de negócio.
-
Decorre hoje, inserido no Mês da Economia, pelas 15h00, no Auditório da Fraterna, mais um encontro do Conselho Consultivo do Turismo, cuja missão passa pela proposta e implementação de ações que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. Trata-se de um Conselho composto por diversos stakeholders envolvidos no setor turístico, incluindo representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, instituições de ensino, organismos públicos e diversas associações e empresas ligadas ao turismo. Estes encontros procuram apresentar a apreciação de propostas estratégicas, a promoção de parcerias com entidades nacionais e internacionais, bem como a colaboração na monitorização da atividade turística da região.
-
Procedimento concursal para contratação por tempo indeterminado de um técnico superior de comunicação. Para o posto de trabalho é exigida licenciatura ou grau académico superior na área de Comunicação Social, ou Jornalismo (CNAEF 321 Jornalismo e Reportagem) As candidaturas são efetuadas, exclusivamente, na plataforma de recrutamento, em https://lnkd.in/dmc2-esm, até 12/11/2024.
-
Bairro 1128 Living Lab 👉 O Futuro começa aqui! Do C ao I, da arte à economia, Guimarães vai respirar criatividade com apresentações, arte pública, comércio, identidade e mostras musicais com a apresentação dos primeiros passos do Bairro 1128, com uma “pequena ajuda“ do Bairro C no sábado. Após ter sido adiado no fim-de-semana passado devido às condições meteorológicas, e considerando as previsões de bom tempo para este que se avizinha, Guimarães lança um convite muito especial para viver e respirar a cidade, no âmbito do Mês da Economia. O Município de Guimarães irá lançar as bases da construção do novo Bairro 1128 que irá envolver a Alameda S. Dâmaso, Largo do Toural e Rua Sto. António, Rua de Gil Vicente e Rua Paio Galvão, formando assim um interessante quarteirão com uma dinâmica tecnológica e social, capaz de transformar o espaço público numa nova forma de usufruto pessoal e profissional.
-
+ 4
-
Devido às previsões de mau tempo apontadas para o fim-de-semana o evento “Bairro 1128 Living Lab“, previsto para decorrer entre o Toural, Alameda de São Dâmaso (Norte) e Rua de Santo António, encontra-se adiado até nova data a anunciar brevemente. Acompanhe todo o programa do Mês da Economia em https://lnkd.in/dtQWcZhc
-
Após uma primeira vitória em 2021, Guimarães volta a ser eleita “Cidade do Ano“, superando Loures, Évora e Aveiro numa categoria que reconhece o desenvolvimento urbano e a inovação das cidades portuguesas. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, dia 15 de outubro, no Lisbon Secret Spot, em Monsanto, Lisboa, reunindo mais de 300 profissionais do setor da construção. O evento contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, acompanhado por Miguel Oliveira, chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal. Notícia completa em lnk.bio/s/guimaraes/940e7