Transição Energética: Celesc na Vanguarda da Sustentabilidade
Movimento global em direção a fontes de energia mais limpas e sustentáveis, a transição energética é pauta inadiável quando o intuito é reduzir emissões de carbono e mitigar impactos das mudanças climáticas. Um dos pilares para prevenção de eventos climáticos extremos — como o vivenciado pelo Rio Grande do Sul, para citar um exemplo mais recente —, a transição energética também é apontada pela ONU como ação essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantir um futuro mais seguro e saudável às próximas gerações.
Ciente de seu protagonismo como geradora e distribuidora de energia elétrica em um país de matriz limpa como o Brasil, a Celesc acompanha atentamente as discussões nesta seara e também atua de forma proativa por meio de projetos inovadores em áreas-chave. Na geração de energia, além de possuir uma parque gerador 100% limpo, com treze usinas hidrelétricas, a Companhia também investiu na modalidade solar: são três usinas fotovoltaicas já em operação (em Lages e Campos Novos) e outras cinco em construção.
No âmbito da mobilidade elétrica, o projeto do Corredor Elétrico Catarinense já possibilitou a instalação de 34 eletropostos para o carregamento de veículos híbridos e elétricos em todo o estado. São mais de 1500 quilômetros de rotas eletrificadas que ligam Santa Catarina de leste a oeste e também ao Paraná e ao Rio Grande do Sul, pelo litoral. E a iniciativa não para por aí. Outros 20 postos de carregamento devem ser instalados nos próximos meses.
Ainda neste campo, só que por meio do Programa de P&D e Inovação da ANEEL, a Celesc vem desenvolvendo o projeto ConverTE, que busca viabilizar a conversão de veículos à combustão da frota pública, em carros elétricos. A primeira edição do projeto encerrou no último ano, e uma nova edição deve ser iniciada ainda em 2024, estudando modelos de conversão para veículos pesados.
O caminho a ser percorrido é longo e outras iniciativas devem ser somadas a essas, de forma que a Celesc mantenha posição como agente ativo na pauta da transição energética, colocando Santa Catarina e o Brasil na linha de frente deste movimento que deve ocupar, cada vez mais, o primeiro plano das discussões em direção a um modo de vida mais consciente e responsável que os novos tempos exigem.
Gerente de vendas regional na Alpha Channel TV
9 mParabéns que interessante esse job me interessou muito forte abraço