Na semana passada, estivemos no Transamérica Comandatuba, participando do ABF Con 2024, maior encontro do setor de franquias brasileiro. 600 congressistas, 40 palestrantes, um evento incrível em que analisamos os mais importantes temas do setor de franquias no Brasil e no mundo.
No papel do Master Franqueado da AlphaGraphics Brasil e Diretor de Comunicação e Marketing da ABF Associação Brasileira de Franchising, participei do painel "Desafios e Responsabilidade: o Papel do Máster Franqueado no Sucesso da Franquia"
O painel foi mediado por André Friedheim, membro do Conselho da ABF, e contou também com a participação de Peixoto Accyoli, da RE/MAX Brasil, e Fernando Dias Soares, atualmente nas Americanas S.A., com experiência importante como master franqueado da Domino’s Pizzas.
A opinião unânime: à medida em que porta os chapéus 🧢🎓🎩de franqueado e de franqueador, o master franqueado abre caminhos, favorece o crescimento e da suporte necessário à operação.
Nessa direção, apresentei o exemplo da AlphaGraphics Brasil: "Colocamos uma postura de transparência. Se pedimos os DREs dos franqueados, eles têm o direito de ver os nossos”.
Peixoto foi na mesma direção: “Temos uma central de serviços compartilhados para nossos regionais. Queremos eles com a agenda 👍livre para pensarem na expansão.”
💰O pagamento de royalties entrou na pauta do painel. Peixoto contou que a RE/MAX repassa 30% do que recebe dos seus 16 master franqueados regionais. “É muito? Sim, mas e se eu não tivesse a RE/MAX me dando suporte, eu estaria onde estou hoje? Pago feliz da vida”. 🙋
Ter uma marca forte por traz também é algo que justifica os royalties pagos, para Fernando, da americanas s.a.: “Não podemos avaliar somente pelo serviço, mas também pelo valor da marca”.
No tema Cultura, os painelistas concordaram que cada marca é uma cultura que deve se propagar por toda a rede, passando pelo master franqueado, responsável pela capilaridade.
“Se não estiver abrindo uma pizza, tem que estar assando ou entregando”, disse Fernando, resumindo o jeito de ser da Domino's, com a presença constante do franqueado na loja🏪. “E é assim quando os americanos vêm ao Brasil: nos reunimos na loja, abrindo pizzas”.
Na minha vez, enfatizei a importância da transferência de know-how renovado constantemente pela presença da empresa em 58 países 🌍 e a transferência de tecnologia operacional, de canais de venda e comunicação de vendas. "Tudo isso vai direto na veia dos franqueados", enfatizei.
Peixoto foi também nessa direção, e definindo-se como um “pastor”, por estar sempre com seus regionais fazendo encontros, palestras, promovendo treinamentos e incentivando-os a fazer o mesmo com os 11 mil corretores associados em todo o Brasil.
Vou contar mais do que vi por lá. Espero vocês por aqui.
#ABF #Franchising #franqueado #transparencia #royalties
parabens a toda equipe por mais esta conquista