Nossa participação no Deep Tech Summit 2024 (DTS) foi uma experiência inspiradora e essencial para reforçar nosso compromisso de transformar o mundo através da inovação. O evento, organizado pela EMERGE Brasil, é o principal festival de inovação focada em deep techs do Brasil e reuniu investidores, empreendedores, representantes da indústria, cientistas, pesquisadores e universidades para fomentar conexões estratégicas.
O Escalab marcou presença no DTS com os nossos colaboradores Amanda Paixão, Yasmim Rodrigues dos Santos e Gustavo Spagnol Campos, que posicionaram o Escalab como especialista no escalonamento de tecnologias em deep techs para indústrias, no desenvolvimento de startups e como a ponte essencial entre a universidade e o mercado. Além dos nossos colaboradores, contamos com o nosso parceiro Davyston Carvalho Pedersoli, CEO da NanoFood - Technological Food Products, que posicionou a empresa como uma deep tech no ramo de alimentos e bebidas, com um produto que protege frutos e aumenta o tempo de prateleira desses alimentos, expandindo questões logísticas de armazenamento, transporte e importação/exportação.
Vale ressaltar que o evento reforçou que a sustentabilidade na indústria depende de uma colaboração ativa entre universidade e mercado, o que coloca o Escalab como ator na linha de frente desse aspecto. Sabemos que um dos principais desafios das startups deep techs é conseguir testar e validar as soluções que estão sendo desenvolvidas. Normalmente são tecnologias que demandam operações unitárias complexas, equipamentos específicos e operações controladas. Isso dificulta a agilidade das POCs para que as startups e tecnologias deep techs entreguem os resultados em curto prazo. Essa dor foi mapeada desde a fundação do Escalab e por isso temos um espaço físico dentro de uma unidade Senai com toda a infraestrutura de laboratório, prototipagem e planta piloto para que as soluções sejam testadas e validadas em diferentes estágios de maturidade. Isso faz com que os dados técnicos aprimorem os dados de viabilidade econômica e de impacto ao longo do processo de desenvolvimento de soluções.
Após o DTS saímos com novos parceiros e ideias, além de uma convicção fortalecida em nossa missão de resolver problemas do mercado pelo desenvolvimento e implementação de soluções em deep techs personalizadas e escalonáveis para que gerem impacto econômico, ambiental e social positivos.
Seguimos prontos para transformar esses encontros em soluções práticas, avançando juntos rumo a um futuro mais sustentável.
#inovação #deeptechs #empreendedorismo #ciencia #escalonamento