Entre 2020 e 2024, o #FILMar, um projeto de digitalização do património fílmico desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema com o apoio do programa EEA Grants Portugal, deu a conhecer um conjunto alargado de curtas e longas-metragens dos mais diversos registos, sempre relacionados com uma leitura ampla da presença do mar no cinema português.
O Cinema IDEAL foi, desde a primeira hora, um parceiro no acompanhamento, apoio e exibição de alguns desses filmes. Com a coincidência de o projeto encerrar no momento em que celebramos os 50 anos do 25 de Abril, escolhemos 8 filmes que dão conta de um país em transição, a aprender a ser livre, e a livrar-se do peso de 48 anos de ditadura. São filmes assinados por realizadores que quiseram fazer do cinema um lugar de encontro e de partida: para a luta, pela memória, sobre a história, as cidades e o mar para além do destino e da utopia. São filmes realizados entre a falsa primavera marcelista e os alvores de uma democracia a aprender a ser país, assinados por realizadores que subverteram os códigos da encomenda institucional, dinamitaram as regras das adaptações, escolheram ficar do lado das vítimas, do povo e da verdade, mesmo quando o cinema pareceu insuficiente para denunciar as mentiras. Mostraremos heróis e resistentes, comunidades e solidões, na pequena e na grande história, construindo juntos um cinema epicamente crente no país que nasceu de novo.
Os filmes são apresentados em novas cópias digitais, sempre com entrada gratuita, para que não esqueçamos o custo do retrocesso.