Recentemente o Sicredi foi reconhecido como uma das cinco melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes. Quase 50 mil pessoas de 33 países avaliaram os bancos com base em critérios como relacionamento, experiência, serviços, entre outros. Essa qualificação salienta o compromisso da nossa cooperativa com os associados, os serviços e produtos de qualidade, sobretudo, o atendimento personalizado e humanizado que oferecemos.
E nós, da Sicredi Gerações, vemos o cooperativismo como uma forma humana de trabalhar o desenvolvimento de pessoas, dos negócios e da organização da nossa sociedade. Essa proximidade com os associados, os verdadeiros donos do negócio, nos permite ouvir as sugestões, ideias, e definir a melhor opção para todos. Por isso, escolhemos trilhar um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro.
Acreditamos que o cooperativismo de crédito tem o poder de transformar comunidades ao promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico local. Permitindo que pessoas de diferentes origens unam seus recursos, criando uma rede de apoio mútuo que fortalece a economia regional. Simultaneamente, as conexões humanas desempenham um papel crucial nesse processo, pois fomentam a confiança, colaboração e o senso de pertencimento entre os associados. Essas relações de cooperação e solidariedade não apenas impulsionam o crescimento financeiro, mas também enriquecem o tecido social das comunidades, gerando um impacto positivo duradouro.
E por falar em impacto, não podemos deixar de mencionar as diversas ações de desenvolvimento social. Ao lado das nossas comunidades, auxiliamos projetos de entidades nas áreas de educação, cultura, esportes, saúde, meio ambiente, segurança, inclusão social, inovação e empreendedorismo através do Fundo de Desenvolvimento Social. A partir dessa iniciativa, somente em 2023 o sistema Sicredi destinou R$60 milhões para projetos sociais de todo Brasil.
Trabalhamos com números e dados, afinal, somos uma cooperativa financeira, mas o nosso foco é o desenvolvimento das comunidades nas quais estamos inseridos. Não existe uma cooperativa forte, sem o apoio e crescimento da sociedade. Vamos fazer juntos, a cada dia, uma sociedade mais justa e igualitária, a partir do cooperativismo.
Paulo Alex Falcão - Presidente da Sicredi Gerações RS/MG