O verdadeiro espírito empreendedor
Ontem, a Ambev anunciou que virou as velas de uma de suas fábricas de cerveja, localizadas no Rio Grande do Sul, para envasar água potável em latas que receberiam cerveja. Serão produzidas 850.000 latas de água de 473 ml por dia, destinadas aos atingidos pela catástrofe em solo gaúcho. Outras empresas também estão no mesmo movimento, como a, fábrica de energéticos impulsionada pela Dayane Titon, que vai envasar água potável em suas embalagens PET.
O mundo é do empreendedor.
Primeiro, antes de mais nada, é importante entendermos o que é empreender, que não tem nenhuma relação apenas com o CNPJ. O dicionário diz que, no transitivo direto, significa "decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar", e no transitivo direto: "pôr em execução; realizar". Dessa forma, é assertivo afirmarmos que temos muitas pessoas, sem CNPJ, que são empreendedoras, assim como muitos empresários, que têm CNPJ, não podem ser considerados empreendedores. (aqui daria mais uma discussão).
Mas, o objetivo de hoje é discorrer sobre o espírito empreendedor, que tomou conta do Sul do Brasil, principalmente ao nos mostrar a maior mobilização em prol de alguém já vista no Brasil. E esse movimento precisa ser estudado, principalmente pelo seu ato de empreendedorismo, guiado por inúmeras iniciativas.
Esse movimento da Ambev e outras empresas nos mostra muitos aprendizados, e vou explicar os principais para podermos refletir para um futuro breve.
1/ Qual é o meu real propósito como empreendedor: não podemos apenas existir, como é comum ver no mercado atual. São pessoas (sempre elas) que escolhem não servir outras pessoas, prejudicando diretamente qualquer tipo de desenvolvimento, seja como nação (Brasil), seja como empresa (não importa o tamanho).
2/ Tudo são pessoas: saímos de casa para receber um atendimento merecido, somos atendidos por diversas pessoas o tempo inteiro, mas hoje, poucos atendimentos causam o "uau", mas esse deveria ser o normal, não o anormal. Só que, com o passar do tempo, estamos ficando individualistas, a ponto de trair qualquer tipo de humanidade.
3/ O que realmente vendemos: com certeza, um dos maiores impactos e marcas que podemos deixar é a mão estendida. A Ambev, com certeza, vai ganhar alguns pontos na vida de muitas pessoas, seja de forma direta ou indireta. Agora, o grande segredo é ter essa humanidade o tempo inteiro, impactando de verdade as comunidades.
Tenho muito para escrever, mas o conteúdo é limitado. Então, logo volto.
Bons pensamentos.
Professor do Mestrado e Doutorado da Unisinos | Conselheiro Fiscal da Lojas Renner | Certificado em ESG pelo CFA-UK | Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC
7 mEu sou um dos que queriam investir, mas cheguei tarde. Quando entrei na plataforma no fim do dia já tinha esgotado há muito tempo.