San Francisco TechWeek 2024: nunca é fácil participar de conferências e eventos dado o custo de oportunidade, mas neste caso valeu a pena.
Nesta semana tomei contato direto com o tamanho da aposta (e seus riscos) que está sendo feita nos EUA sobre AI, especialmente em Venture Capital.
O pano de fundo deste evento em 2024 é único, em função desta corrida por tomar espaço utilizando uma das tecnologias mais transformadores já inventadas, e que terá um impacto no mínimo tão relevante quanto a internet.
Em diversos painéis ficou evidente o desafio que tem sido lidar com os ajustes de mercado pós bolha da pandemia e que ao mesmo tempo vieram acompanhados pela disseminação da AI como uma tecnologia transformadora e que alcança até mesmo as CPUs e microchips.
Foi importante ver que o mercado já está ficando -mar vermelho- para investidores e founders interessados em AI, mas que apesar disso a corrida por assegurar investimento nas melhores empresas e, na outra via, assegurar funding, continua apesar disso.
Em alguns setores como GTM & AI (Go to Market e Inteligência Artificial) claramente ter first mover advantage foi chave para muitas empresas que hoje não conseguiriam funding.
Foi também fantástico participar de pitching sessions com founders apresentando seus decks estágio pre-seed e seed para investidores, interagir com eles nos múltiplos HHs e assimilar um pouco da energia ultra-competitiva da Bay area.
Ponto alto foi encontrar e acompanhar alguns brasileiros como a equipe da Advolve.ai, João Sobreira, Djary Veiga, João Paulo Martins e o Manoel Lemos, junto com meu sócio Henrique Oliveira e um grande prazer participar do rooftop dinner que o amigo Fernando Vasconez da Samsung Electronics organizou com Tess Hau, Roy Liu e Sam Campbell da Samsung Next.
Também no mesmo dia conheci um dos fundadores da Saga.xyz, o Jin Kwon que está desenvolvendo infraestrutura Blockchain para Games.
No último dia, keynote e HH com Peter Walker da Carta que mostrou startup analytics incluindo Q3 2024, e entre outros insights vimos que ao mesmo tempo em que definitivamente há uma vantagem de funding para all things AI, em series-A, mediana do pre money valuation $34MM contra $53.4MM com AI, a diferença já não parece crescer tanto.
Por último, pela primeira vez usei o Waymo não como novidade, mas como ferramenta do dia a dia, de forma bem natural - e quando com pressa descartei, pois para ser tão seguro demora e é devagar!
Gerente de Experiência do Cliente | Inovação Corporativa | GenAI | Colunista | Mentora
4 semMuito obrigada por aceitar o nosso convite, Alexandre Teixeira Gesualdo. Sou muito feliz por atender a beOn Claro. Vocês são incríveis!!