HÁ ALGUM PROBLEMA EM SER TORCEDOR MISTO OU TERCEIRIZADO? SIM E NÃO!
O Flamengo tem muitos torcedores no Estado do Ceará , mas são torcedores mistos , por exemplo, torcem Ceará e Flamengo, Fortaleza e Flamengo. Há, também, os torcedores terceirizados, porém em menor quantidade.
Num confronto entre Fortaleza e Flamengo, um torcedor misto do Fortaleza não vai ao estádio torcer pelo time de fora, ele vai torcer pelo Fortaleza. Eu conheço muitos MISTOS do Fortaleza, ( torcem Fortaleza x Flamengo) , mas quando o Flamengo vem jogar contra o Fortaleza, eles vão ao estádio torcer pelo Fortaleza. Até aí, tudo bem , mas há outros problemas em questão.
Com o surgimento das redes sociais, a consciência sobre a necessidade de se torcer somente pelo time da terra ou da região está aumentando e, certamente, com o decorrer dos anos haverá uma queda na quantidade de mistos e terceirizados.
Eu não entendo uma pessoa dizer que torce Flamengo ou outro time do Rio ou São Paulo sem saber sequer em qual região fica localizado o estádio desses times.
Há algum problema em ser torcedor misto ou terceirizado? Não ! Mas traz prejuízos aos clubes locais e da região.
Por que Flamengo e Corinthians possuem as maiores cotas de TV e patrocínio? Porque possuem as maiores torcidas e os Torcedores MISTOS e TERCEIRIZADOS do Nordeste, Norte e outras regiões entram na contagem.
Sem se falar que ao comprar uniformes e outros produtos dos times de fora , a pessoa está enriquecendo o time de fora e empobrecendo o time da terra ou região onde nasceu, ou seja , está fazendo uma transferência de recursos .
Além do que existe a questão cultural. Os mistos e terceirizados foram produzidos,principalmente, pelas redes de TV e rádio que faziam transmissões em rede nacional para todo o Brasil especialmente durante o Regime Militar e que priorizavam a transmissão dos jogos do Rio e São Paulo. Não é por acaso que Internacional e Grêmio , por exemplo, não possuem grandes torcidas no Norte e Nordeste, se comparadas com as de Flamengo e Corinthians.
Até mesmo o Vasco , Fluminense, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Santos possuem mais torcidas no Norte/Nordeste do que Cruzeiro, Atlético-MG , Grêmio e Internacional. Será que isto é por acaso? Claro que não!
Obviamente, se Internacional e Atlético -MG, por exemplo, fossem times do Rio ou São Paulo à época do Regime Militar, teriam também um contingente exagerado de torcedores mistos e terceirizados nessas regiões.
Obs: torcedor terceirizado seria aquele que não torce por time do estado ou região onde nasceu, mas torce apenas por times de fora.
O torcedor misto é aquele que torce pelo time da terra ou região onde nasceu, mas torce também por outro(s) time (s) de fora
Empreendedor na Amway do Brasil Ltda
2 mParabéns