🐂 A pecuária brasileira busca há tempos melhorar a rastreabilidade do gado no país, envolvendo diversas entidades, empresas e políticos em um esforço para aprimorar a transparência desde o nascimento do bezerro até o abate.
No entanto, instrumentos já existentes no país, como o Guia de Trânsito Animal (GTA) e o Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (Sisbov), precisam se unir para aprimorar a governança no agronegócio em consonância com a agenda ESG, apontam especialistas.
Netto Schimansky, da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, lidera uma proposta de política nacional enviada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, defendendo que o país consiga “provar que a pecuária não é o grande vilão” do meio ambiente. 🌿
Já a secretária Renata Miranda, à frente da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SDI), propõe a "CNH do boi", uma plataforma de dados que funcionaria como um registro unificado do histórico do gado.
O projeto enfrenta desafios, como a necessidade de consenso entre os diferentes stakeholders e o risco de exclusão de pequenos pecuaristas. 💰 Incentivos financeiros, assistência técnica e a colaboração entre setores são apontados como caminhos para uma integração que beneficie a todos. 🌎 Leia mais em nosso site:
https://lnkd.in/gudPhNka
#pecuária #ESG #rastreabilidade #sustentabilidade