A maioria dos eventos profissionais que participo são on-line, desde a pandemia até agora, acho que só participei de dois eventos presenciais. Para mim a maior vantagem do evento on-line é justamente evitar o deslocamento no trânsito caótico de São Paulo, simplesmente me conecto no link e já estou no evento. Mas o evento on-line acaba-se aproveitando o conteúdo do palestrante ou da roda de conversa, mas não há uma grande interação com outras pessoas, mesmo os fóruns para perguntas ou comentários, não possibilita uma interação real com quem também está assistindo o evento. Na semana passada fui ao evento Repcom, organizado pela FSB, um evento muito bom sobre reputação e senti a vantagem do evento presencial, mesmo demorando mais de 1h para andar 10km em São Paulo. Além de ter alguns insights com os painéis, encontrei gente da comunicação que fazia muito tempo que não via, além de conhecer novas pessoas que atuam na área. Ainda gosto da facilidade de um evento on-line, mais uma ou duas vezes por ano, vale a pena pegar trânsito e ter um contato real com as pessoas. Você prefere evento presencial ou on-line?
Realmente os eventos online são bem mais práticos mas os presenciais acho que nos envolvem mais, sem contar que o networking é muito mais forte. Os dois têm seus lados positivos.
CEO na Affari Audiovisual
2 mO formato digital é super prático para quem quer otimizar o tempo e absorver o conteúdo direto. Mas o presencial tem seu valor, né? É nessas trocas e reencontros que surgem boas ideias e, muitas vezes, novas oportunidades de negócios. Esse tipo de networking não acontece do mesmo jeito no on-line. Também acho que vale pegar aquele trânsito pesado umas poucas vezes ao ano para ter esses momentos de aprendizado, networking e fazer novos negócios.