Sim, o uso indevido de banheiros acessíveis também é assunto pro LinkedIn! E pq? Pra mim fica muito claro o quanto as empresas não preparam suas pessoas colaboradoras para o respeito ao próximo.
Final de semana, mais uma vez, passei por chateação no Shopping Eldorado. Usar os banheiros acessíveis é sempre um desafio nesse shopping. Primeiro pq são poucas cabines, depois pq não há respeito por parte das pessoas clientes, que usam sem medo de ser feliz e deixam o banheiro "daquele jeito", mas o mais impactante é o uso indiscriminado por pessoas lojistas. Numa primeira vez, uma funcionária da Ofner ofendeu a mim e a minha mãe, por dizermos a ela que não era correto usar aquela cabine e sábado agora, uma funcionária da ZiYou. Essa funcionária bateu na porta, quase que pedindo que eu saísse. Quando abri a porta, disse a ela que não entendi o motivo de bater na porta e mais, porque estava querendo usar justamente aquele banheiro. A resposta foi ótima!! Que por ser lojista, ela tem pouco tempo para ir ao banheiro, então usaria aquele. Ela estava errada e ainda assim achou uma maneira de se justificar.
Falar de diversidade e inclusão, pelo visto, também é falar sobre educação, respeito, "boas maneiras". Já que, neste caso, não foi ensinado em casa, fica a responsabilidade dos empregadores por trazer a importância de respeitar as pessoas e até pensando em negócio, seu potencial cliente.
Lojistas do Shopping Eldorado, reforcem com seus funcionários que há um espaço com banheiros exclusivos para lojistas. Fiquei sabendo disso através da educadíssima profissional do Atendimento ao Cliente (pra mim é a única pessoa nesse shopping que tem olhar empático para as pessoas! sempre me atendeu muito bem, com respeito e cordialidade).
Deixo aqui minha indignação e frustração com a falta de respeito por parte das pessoas. É muito chato ter que implorar pra usar um banheiro em condições reais.
#diversidade #capacistismo #pessoascomdeficiencia
COORDENADOR COMERCIAL SHOPPING
1 semParabéns!