FERTILIZANTES SUSTENTÁVEIS "O FUTURO DA AGRICULTURA MUNDIAL"
A necessidade de atender à crescente demanda global por alimentos não pode comprometer a saúde do solo, a qualidade da água e a biodiversidade. Portanto, a pesquisa e desenvolvimento de fertilizantes sustentáveis tornaram-se uma peça fundamental na promoção da agricultura ecologicamente responsável. Estes fertilizantes visam não apenas nutrir as plantas de maneira eficiente, mas também minimizar impactos ambientais negativos, priorizando práticas que promovam a saúde a longo prazo do solo e a sustentabilidade dos ecossistemas agrícolas.
O sinergismo entre fertilizantes organominerais e microrganismos é uma interação positiva que pode beneficiar significativamente o solo e as plantas. Essa sinergia ocorre devido à combinação das propriedades dos fertilizantes organominerais, que contêm componentes orgânicos e minerais, com as atividades dos microrganismos presentes no solo.
A presença de compostos orgânicos dos organominerais estimulam o crescimento de microrganismos benéficos, e isso pode levar a um aumento na população de bactérias, fungos e outros organismos do solo, que desempenham papéis importantes na ciclagem de nutrientes e na melhoria da estrutura do solo.
Abaixo segue um resultado experimental, realizado no laboratório da AgroCP, comparando o sinergismo do fertilizante organomineral granulado (CPTURBO) e MAP, com Bacillus subtilis e thuringiensis. Pode-se perceber nitidamente que na placa onde foi adicionado o MAP, criou-se um halo de inibição do crescimento das bactérias, e houve ausência do halo de inibição onde foi adicionado o fertilizante organomineral CPTURBO, com os Bacillus crescendo e colonizando toda a placa.
Enfim, a sinergia entre fertilizantes organominerais e microrganismos promovem uma maior atividade biológica no solo, contribuindo para a saúde geral do ecossistema e como consequência possibilidade de maiores tetos produtivos.
#fertilizantes #sustentabilidade #organomineral #microrganismos #bacillus
👏