Inovação sem visão clara é possível em projetos?🚀 . . . . A evolução dos motores de propulsão #Raptor da SpaceX é um exemplo que considero impressionante não só pela inovação na indústria aeroespacial mas no curto período envolvido. Desde o Raptor 1 (2012) até o Raptor 3 (2024), cada iteração trouxe avanços significativos: O #Raptor 1 foi o primeiro modelo, caracterizado por sua complexidade, nº elevado de sensores e reutilizável. Já o #Raptor 2, trouxe melhorias em potência e eficiência, otimizando seu peso (mais leve) e produção (menos peças embarcadas), mantendo a capacidade de reutilização. O #Raptor 3 (versão mais recente e avançada) é menor e mais leve que seus antecessores, mas oferece maior potência. Além disso, o design foi simplificado para reduzir custos e aumentar a segurança dos lançamentos como a inovação de não requerer escudos térmicos. Tendo uma visão mais gerencial, esse programa revelou pontos similares que diretores e CEOs enfrentam diariamente para lidar em projetos complexos. O desenvolvimento desses propulsores é um bom estudo de caso em: #Gestão de #riscos (na indústria aeroespacial, risco é muito mais rigoroso e complexo do que simplesmente identificar e mitigar ao longo do ciclo de vida do projeto. O nível de precisão beira a "zero falha") #Alocação de #recursos (houve um gerenciamento escalonado de recursos financeiros e humanos no investimento e financiamento de pesquisa e desenvolvimento para esse projeto em cada iteração) #Pressões de #tempo e #mercado (o crescimento sobre investimento nessa unidade da SpaceX para sustentar as estratégias de mercado dos satélites de comunicação da Starlink, equilibrando o escopo de projetos com os prazos apertados do portifólio e a pressão para lançar foguetes rapidamente) E você, quais são os maiores desafios que você enfrenta em seus projetos de inovação? Compartilhe suas experiências e insights nos comentários!💡
Acompanhei vários processos de inovação onde os maiores desafios foram convencer a importância dos investimentos necessários tanto financeiro quanto de recursos humanos imediatos com projeções de retorno a médio e longo prazo. Muitos buscam retornos imediatos e não entendem que tudo é um processo.
Cleber Guerreiro, ótima análise sobre a evolução dos motores Raptor da SpaceX, trazendo lições valiosas para a gestão de projetos complexos. A trajetória de inovação em um curto período reforça a importância de um gerenciamento de riscos extremamente preciso e a alocação estratégica de recursos para maximizar resultados. A SpaceX exemplifica como equilibrar avanços tecnológicos com a pressão do mercado e prazos desafiadores, mantendo foco na segurança e eficiência. Esse estudo de caso reflete muito dos desafios que enfrentamos ao liderar projetos inovadores e destaca a necessidade de um olhar atento sobre cada fase do desenvolvimento. Inspirador!
Uau, quantas informações legais aqui. Na minha área, as inovações são sempre bem recebidas, tanto pelo cliente final, quanto pelo stakeholders. Hoje o mercado está bem competitivo e dinâmico, quem não inova, não traz diferenciais, e consequentemente não se destaca no mercado imobiliário. Parabéns pelo tema abordado.
Boa Cleber Guerreiro, PRINCE2, PMO-CP! Vi na descrição das evoluções dos motores muitos princípios de design circular: a durabilidade, a reutilização, a eficiência energética. E creio que deve ter mais um princípio que é o DfD (design for disassembly). Todos esses princípios irão auxiliar o sucesso e sustentabilidade do projeto, tocando nos pontos que você abordou nos aprendizados! Adorei!
Cleber Guerreiro, PRINCE2, PMO-CP Concordo totalmente com o conteúdo. A evolução dos motores Raptor da SpaceX é um excelente exemplo de inovação contínua, gestão de riscos e alocação estratégica de recursos. Cada iteração demonstrou avanços significativos, reforçando como um gerenciamento eficaz pode superar desafios complexos e prazos rigorosos.
Na minha área, o maior desafio é convencer líderes e gestores a investir, alocar recursos que serão compensados em médio e longo prazo. Apesar do tempo, são certeiros e garantem benefícios não apenas para a empresa, mas para o próprio segmento, o mercado e a comunidade.
Ótimas reflexões Cleber Guerreiro, PRINCE2, PMO-CP
Sensacional ver a evolução com a cultura da inovação!
Gerente de Projetos | PMO | Portfólio | Operações | Processos | Excelência | Planejamento Estratégico | Engenheiro
3 mAnderson Correia a visão dessa postagem muito lembra suas análises sobre as frentes e iniciativas de estudo da equipe do CTE. Um abraço.