A má remuneração não é apenas um número insuficiente na conta ao final do mês; é um ataque direto ao bem-estar mental dos colaboradores. Discussões no painel “Prosperando no trabalho: nutrindo o bem-estar nos escritórios modernos”, da SXSW 2024, abordaram como o suporte financeiro é crucial, indo além da capacidade de comprar bens. Um salário injusto deteriora a autoestima, alimenta o estresse constante e derruba a motivação, prejudicando gravemente a produtividade. O valor que o trabalho de cada um adiciona à empresa deve ser refletido não só prestígio profissional, mas também no reconhecimento por meio da remuneração. Se sentir subvalorizado e ter preocupações financeiras comprometem a saúde mental, por isso, é crucial abrir diálogos sobre sua remuneração ou buscar ambientes que valorizem justamente suas contribuições. Afinal, reconhecimento e justiça salarial são pilares para uma carreira sustentável e próspera. Se você trabalha em um local que não se importa com a sua saúde mental e quer mudar para um emprego com um ambiente harmonioso, melhor salário e oportunidades de crescimento, assista à imersão “O Fim dos Currículos”, meu curso gratuito. Inscreva-se aqui: https://bit.ly/4aHLBjK Estar com a saúde mental em dia, vale mais do que qualquer salário.
Já líderei times grandes mas não tinha autonomia para fazer alterações rápidas e necessárias nos salários do time. Acabava perdendo os melhores. As empresas não se dão conta que tem alguns profissionais que valem por 3 (e não estou falando de carga horária, falo do nível das entregas). Se esses profissionais ganhassem por 2 ficariam satisfeitos com o salário. O problema é entregar muito acima da média e ganhar o mesmo que aquele na média. Isso é muito desmotivante mesmo.
No meu ponto de vista concordo com a colocação, uma boa remuneração é um forte combustível para motivação profissional, porém, olhando por um cenário operacional, que presencio com frequência, qto mais se paga ao colaborador o rendimento é o mesmo, não tem contrapartida. Neste ponto de vista o que deve ser feito ? A mão de obra operacional está cada vez mais escasso.
Estamos num cenário triste: o pró labore não pode diminuir, alias só aumenta, mas a estima e os salários só diminuem. Salário é fator higiênico, é estrutural para que a pessoa tenha uma base para poder pensar em trabalhar bem.
A má remuneração é uma injustiça que limita o crescimento pessoal e profissional, minando o valor do trabalho e prejudicando o bem-estar financeiro e emocional dos indivíduos. É um obstáculo que precisa ser superado para garantir equidade e dignidade para todos os trabalhadores.
Tem empresas oferecendo um salário de 1200,00, para trabalhar 6x1 e como benefício Vale transporte, para mim o vale transporte é uma obrigação e não um benefício, triste demais!
É verdade, é um impacto muito além do financeiro
Um mei só pode pagar até 1 salário mínimo
up
Muito promissor.
Assistente comercial interna na Fluidotronica
8 mVai muito além de uma má remuneração... Mas as entidades patronais não estão consciencializadas do impacto que essa prática/política tem no bem estar dos seus colaboradores... a todos os níveis! Se não formos pessoas mentalmente fortes, um salário injusto é o suficiente para nos deitar abaixo e duvidar das nossas capacidades. Obrigada pela partilha sincera.