Lições do Varejo Alimentar
Recentemente, tive a honra de participar do encontro ABRAS’24 Food Retail Future que trouxe o tema "The Consumer Life Challenge - Melhorando a Vida do Consumidor". Realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, em Campinas. O evento reuniu mais de 1.500 convidados, criando um ambiente rico em networking e troca de experiências. Inspirado por essa ocasião e pelas visitas que fiz a algumas das principais lojas do varejo alimentar nos Estados Unidos em meu período sabático, compartilho neste artigo que preparei para a SuperHiper deste mês, alguns insights valiosos sobre três empreendimentos que se destacaram para mim e que também foram citados por alguns dos palestrantes: Gangnam Market, Time Out Market e Wegmans. Veja texto completo em:
https://lnkd.in/d7XxrHt2.
Mas qual o motivo da escolha dessas redes? Minha jornada pelos Estados Unidos revelou que muitas empresas tem um potencial enorme para se reinventar e criar experiências memoráveis para os consumidores, além de garantir sua longevidade, claro. Mas todas tem algo em comum: a presença de um Conselho formalmente constituído para decisões estratégicas. A vida de um CEO é notoriamente solitária, e a existência de um Conselho facilita a tomada de decisões de longo prazo, preserva a cultura da empresa e garante uma comunicação eficiente em todos os níveis organizacionais.
Essas observações se alinham com minha experiência de 10 anos como consultor e, mais recentemente, como conselheiro. Frequentemente, em empresas de médio porte com capital fechado, os acionistas me abordam afirmando a necessidade de um Conselho ou de profissionalizar a empresa. Contudo, muitos ainda resistem à formalização da governança, com afirmações como: "Eu decido tudo rapidamente, é só falar comigo" ou "Já temos um Conselho, meus filhos e sobrinhos trazem os problemas e eu, com meu sócio, resolvo tudo". A falta de uma estrutura formal pode gerar conflitos entre os sócios e herdeiros, e um ponto é inquestionável: "uma empresa sem harmonia não prospera". Pense nisso!
#ABRAS #Superhiper #varejo #conselho #governança
CEO do Grupo ITLOG
1 semPedro Campos parabéns a você e a todo time Coaliza e Abemd. Só feras !!!