Hoje estive na XP Investimentos a convite da Danniela Eiger, CFA e de Alexandre Bagnoli, CFA para falar um pouquinho do cenário da moda nacional, com foco em algumas marcas.
Num mercado que movimenta bilhões anualmente ,decisões assertivas fazem toda a diferença na ascensão e posicionamento de marcas ,principalmente de moda brasileira que está passando por transformações significativas, impulsionadas por tendências globais e desafios locais.
Para este ano a projeção de faturamento beira de R$ 99,6 bilhões.
📌À PARTE do bate papo de hoje,(que não posso comentar) que eu acompanho o setor há décadas ,posso dizer que não estamos tão longe de concorrer com consolidadas marcas internacionais que não temos aqui, mas somos sim ,fortes em setores como beachwear ,que dominamos como ninguém em criatividade e adequação de produto, bem como outros segmentos que estamos caminhando mas crescendo.
📌Como pontos fortes vemos:
Sustentabilidade: Há uma crescente demanda por produtos sustentáveis, levando as marcas a adotarem práticas mais ecológicas e transparentes em suas cadeias de produção. Porém nem todas são “sinceras” nas divulgações e propostas.
Tecnologia e Digitalização: A integração de tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada está redefinindo a experiência do consumidor, desde a personalização de produtos até a melhoria da eficiência operacional.
📌Porém como Desafios ainda temos:
*A cadeia de Suprimentos: A pandemia e outras crises evidenciaram fragilidades , levando as empresas a buscarem maior resiliência e diversificação de fornecedores. Muitas acabaram diminuindo a qualidade de seus produtos e com isso perdendo clientes , pensando apenas na margem de lucro que operavam anteriormente e/ou aumentando para recuperar perdas significativas, gerando outras em função da desvalorização que fizeram de seus constantes compradores finais
*Concorrência Internacional: A presença de marcas internacionais, especialmente do segmento de fast fashion, intensifica a competição, exigindo que as empresas brasileiras inovem e ofereçam valor agregado para se destacarem.
*Sustentabilidade e Regulações: Novas legislações, especialmente na União Europeia e nos Estados Unidos, pressionam as marcas a adotarem práticas mais sustentáveis, o que pode representar desafios para a adaptação e conformidade.
Com isso podemos observar como 📌Perspectivas Futuras, que o mercado de moda no Brasil apresenta oportunidades promissoras, especialmente para empresas que investem em inovação, sustentabilidade e experiência do consumidor. A adoção de tecnologias emergentes e a adaptação às novas demandas dos consumidores serão cruciais para o sucesso no cenário competitivo atual.
📌📌Valorize a moda nacional e sua colaboração/opinião, feita diretamente aos canais de comunicação das marcas, ajuda na melhoria do setor e da economia nacional. #xpinvestimentos #collectiveconsultorias
bjs