Semana passada, participamos do evento do Deficiência 20 (D20) promovido pelo Instituto Jô Clemente.
Nos reunimos para discutir e impulsionar um tema essencial para toda a sociedade: a garantia da participação política ativa das pessoas com deficiência nos debates globais.
O encontro reuniu pessoas com deficiência e suas organizações, organizações de direitos humanos, movimentos sociais nacionais e internacionais, e representantes do Governo brasileiro. Juntos, exploramos as experiências e aprendizados proporcionados pela iniciativa do D20 e criar conexões entre as demandas das pessoas com deficiência e os grandes debates globais.
O D20, que faz parte do C20 (grupo da sociedade civil do G20), se dividiu em 10 grupos com representantes de movimentos sociais, cujo o objetivo era cada grupo construir propostas conforme a temática específica.
Ao final, essas propostas se tornaram um texto com diversas recomendações de diversos temas, como: Economias justas, inclusivas e antirracistas. Sistemas alimentares, fome e pobreza. Meio ambiente, justiça climática e transição energética justa. Comunidades sustentáveis e resilientes e redução de risco de desastres. Saúde integrada para todas as pessoas. Educação e cultura. Digitalização e tecnologia. Direitos das mulheres e igualdade de gênero. Filantropia e desenvolvimento sustentável. Governança democrática, espaço cívico, anticorrupção e acesso à justiça.
O resultado foi muito satisfatório, porque foi um trabalho que representa tudo o que nós enquanto instituição defendemos. E estar junto de quem trabalha de forma séria e coletiva é sempre muito prazeroso.
Podemos dizer que é um momento histórico em que as pessoas com deficiência e entidades representativas tem debatido e ocupado lugares outrora inimagináveis.
Agradecemos ao IJC pelo convite, pela parceria e a todas as entidades presentes pela construção conjunta. Pode parecer clichê, mas, de fato, juntos somos mais fortes!
Freelance Software Engineer na Kasco P&D em Tecnologia
1 semParabéns!