Enfim finalizamos o 2° dia da 11ª edição do Congresso Internacional de Compliance promovido pela LEC - Legal, Ethics & Compliance com essa foto emblemática que tirei registrando que eu era o primeiro da enorme fila para assistir a melhor palestra do dia, conduzida pela Cátia Veloso e outras mulheres super referências. Mas falaremos disso a seguir.
Abaixo, gostaria de destacar alguns 'insisghts' absorvidos no dia de hoje:
💡 Participei da primeira palestra do CGU e me atualizei sobre os acordos de leniência realizados com empreiteiras envolvidas na 'Lava Jato' e dialogamos bastante sobre o período curto da implementação da lei anticorrupção até a sua primeira aplicabilidade no caso citado acima, no qual não houve tempo hábil para desenvolvimento de massa crítica. Um outro ponto que achei super bacana, foi o que o ministro Vinicius Marques de Carvalho destacou sobre os mecanismos de Inteligência Artificial que o CGU já está utilizando para análise de evolução patrimonial injustificada de servidores públicos e de potenciais riscos oriundos de contratos fechados em licitações.
💡 Na segunda palestra, cujo tema era a 'Perspectiva do Compliance Financeiro para Diferentes Perfis de Instituições', muito foi falado sobre a importância da comunicação clara, assertiva e fluída da área de Compliance com as áreas de negócios. A área de conformidade deve conhecer o negócio onde atua, seus produtos e poder contribuir com perspectivas regulatórias e sua visão de riscos. Uma das palestrantes foi a Aretuza Sena que também foi minha professora no curso de Compliance Financeiro, admiro demais! 👏
💡 Na terceira palestra e mais marcante do dia, na minha opinião, falamos sobre assédio e comprometimento da saúde mental e riscos reputacionais invisíveis aos executivos. Neste painel, conduzido pela maravilhosa Cátia Veloso e outras mulheres super referências, pude aprender um pouco sobre a necessidade de riscos voltados para a saúde mental constarem na matriz de risco, impacto de 'turnover', importância de trabalharmos num ambiente saudável e acolhedor, bem como a apresentação de dados sobre grupo subrepresentados no mercado de trabalho. Uma frase que muito me marcou foi 'não mudamos pessoas, mudamos o contexto'. Que palestra, meus senhores! 👏
💡 Por último, não menos importante, pude participar de debates sobre (i) conflitos internacionais (sanções), (ii) aplicabilidade do programa de Compliance e; (iii) Compliance voltado para bancos digitais e fintechs.
Neste 3 temas, falamos muito sobre órgão regulador, riscos, práticas de mercado e regulação em si. Tive a oportunidade de conhecer outras profissionais que falaram muito bem sobre as suas experiências e me deixou ligadinho no último painel do dia, parabéns Luanna Cristaldi Villela e Michelle Ribeiro Dantas!
E aí, vamos para o terceiro e último dia? 🧡 💗
Lawyer, Managing Partner| Gamito Posse Advogados, Lda
1 semParabéns!