O Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA), estrutura de governança interna da CVM voltada para o fomento da inovação no mercado de capitais brasileiro, em parceria com o Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD), promoveu, na Faculdade de Direito da USP, o encontro "Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil".
O evento também foi noticiado pelo jornal Valor Econômico, em matéria que contou com a colaboração de nosso presidente, João Pedro Nascimento, e do chefe de gabinete da presidência, Pedro Castelar Pinheiro, que destacou a relevância da discussão sobre a tokenização de ativos e o uso da tecnologia para simplificar os investimentos.
"A CVM tem em seu DNA a ideia de trazer inovação e tecnologia para o mercado de capitais. Reconhecemos cada vez mais a necessidade de coordenação, engajamento e planejamento por parte do regulador para lidar com essas tecnologias. Internamente, pensamos como poderíamos adotar uma abordagem mais estruturada em relação à tecnologia na CVM, visando estabelecer um fluxo de inovação robusto para o mercado de capitais. Inicialmente, identificamos a importância de a CVM compreender as tecnologias em uso no mercado, coordenar ações e planejar a longo prazo. O surgimento do CRIA reflete esse compromisso. O Centro de Regulação e Inovação Aplicada, uma estrutura de governança interna da CVM composta por diversas áreas técnicas, visa coordenar essas iniciativas inovadoras dentro da Autarquia, estabelecendo uma trilha clara de inovação", comentou Pedro.
Dentre os representantes da CVM nos painéis, estiveram presentes: Marina Copola (Diretora), Pedro Castelar (Chefe de Gabinete da Presidência), Victor Moura (Assessor Técnico da Presidência), Bruno Gomes (Superintendente de Securitização e Agronegócio), Luis Lobianco (Gerente de Supervisão de Securitização 2), André Passaro (Superintendente de Relações com o Mercado de Intermediários), Margareth Noda (Gerente de Acompanhamento de Mercado 2) e Jorge Casara (Gerente de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos).
O evento contou com o apoio da B3, ANBIMA, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), VBSO Advogados, Núclea, Pinheiro Neto Advogados, PG Law, ABCripto, ABFintech e CDB USP.
➡ Assista ao evento na íntegra pelo canal da CVM no YouTube: https://lnkd.in/dGW4PqWb.
#vamosjuntos por um mercado de capitais mais moderno, sustentável, inclusivo e democrático.
#CVM #mercadodecapitais #inovacao #tecnologia #CRIA
TJSP: 299, 301 e 321 do CP? Não Há Normas!
4 semCVM Eu preciso que vocês liguem no Tribunal de Justiça de São Paulo e perguntem por quê eles APROVARAM INÚMEROS Empréstimos a um servidor em FIM DE CARREIRA!!! Eu era servidor deles... E eles deixaram eu pegar dinheiro do Banco do Brasil e do Santander Brasil... E eu não tenho mais como pagar... Não tenho Investimentos.. Não tenho BENS... PERDI TUDO... o que pode ser feito??