IF Design, em Berlim, premia o design sustentável e destaca o pioneirismo brasileiro
Fora do mundo do design, o nome Dieter Rams talvez não desperte muita atenção. No palco do IF Design Awards, um dos principais prêmios de design do mundo, Rams é tratado como uma lenda. O alemão recebeu, na edição deste ano, um reconhecimento especial pela carreira, uma das trajetórias mais influentes do segmento. A quem não o conhece, pode-se explicar sua dimensão ao dizer que muitos produtos da Apple, entre eles o iPod e o iMac, foram inspirados em suas criações. É a primeira vez que a instituição concede esse tipo de honraria.
Rams aproveitou o momento para fazer um pedido. “Façam design para melhorar o mundo”, afirmou, ao receber o prêmio das mãos de Uwe Cremering, CEO da IF Design. Suas palavras abriram a cerimônia de premiação, realizada nesta segunda-feira, 29, em Berlim, na Alemanha. Os projetos premiados mostram que os designers, ou ao menos uma parte deles, já levam o conselho de Rams a sério. Especialmente os brasileiros.
O Brasil recebeu três reconhecimentos na categoria ouro, a mais importante – são 75 premiados. Todos tinham a sustentabilidade como linha central de desenvolvimento. Alguns designers brasileiros que foram agraciados com prêmios em outras categorias também focavam no desenvolvimento de ideias promotoras de impactos positivos. Ao que parece, melhorar o mundo através do design, um pedido da lenda Dieter Rams, é um legado que os brasileiros pretendem construir.
Escola Campana. Primeiro estúdio brasileiro premiado da noite, o Pharus Design apresentou o projeto de rebranding, ou reformulação, da marca Campana, criada pelos irmãos Humberto e Fernando Campana, estes lendas do design brasileiro. Num momento em que a sustentabilidade ocupa um espaço cada vez maior no processo de criação e desenvolvimento de produtos e marcas, como destacou Cremering em sua fala no evento, o nome Campana aparece como pioneiro e guia desse movimento de promover o design como solução para problemas globais, como as mudanças climáticas e as desigualdades sociais.
Fonte: Exame
Designer Gráfico | Especialista em Design de Embalagem | Package Designer
1 mDesign a toda prova