Apresento o design do banco de dados que acabei de criar para um novo projeto. Ele foi cuidadosamente estruturado para armazenar e gerenciar informações de pessoas, incluindo seus dados pessoais, contatos, endereços, e alocações dentro de uma organização. O banco inclui tabelas para gênero, cargos, setores, tipos de contato, estados, cidades e bairros, todas interligadas por chaves estrangeiras para garantir a integridade referencial dos dados. Esse banco é uma base sólida para sistemas de cadastro, permitindo consultas eficientes e garantindo a consistência das informações em toda a aplicação.
Publicação de Elvis Nascimento
Publicações mais relevantes
-
Modelo conceitual de banco de dados! O modelo conceitual é, na verdade, um dos primeiros passos na construção de um banco de dados. Nele, sintetizamos as ideias de acordo com o minimundo no qual o projeto está inserido. Isso nos permite ter uma noção do tipo de dados necessários para o banco, além de analisar e descartar qualquer informação irrelevante. Dessa forma, conseguimos obter uma visão clara e concisa que auxilia na construção do banco de dados físico.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Muita satisfação voltar a usar um sistema de banco dados que fiz numa empresa, integrá-lo às novas tecnologias e ver todos os benefícios desses sistemas; redução de custos, tempo de operação, automatização de tarefas, integração e padronização de informações, minimização de erros e inconsistências, maior suporte à tomada de decisão.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
mais um Modelo de Banco de dados, para o novo projeto de sistema. bem simples mas sempre melhorando aos poucos e estudando para ser sempre melhor.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
No projeto ANA eu uso um conceito diferenciado para banco de dados: Um banco de dados é um agrupamento lógico e físico de dados correlatos, em qualquer formato aceito no mercado; possui um elemento de controle (system tables ou índice de referência para arquivos). Mas qual a vantagem? Seja num data lake, lakehouse. data warehouse ou banco relacional dados são agrupados por uma classificação comum em relação à estrutura da empresa -servem à estrutura e processos desta, e nesse caso podem assumir qualquer formato - afinal são fontes de dados. Essa é a visão de ANA sobre fonte de dados:
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Para começar a elaborar uma estratégia de engenharia de dados é necessario entender quais os objetivos da empresa com o armazenamento desses dados e quais produtos de dados serão entregues para os usuários finais. A expectativa dos produtos determinam os requesitos de armazenamento de dados que por sua vez orienta a elaboração da estratégia de dados.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Boa tarde, Rede!!!! Vamos hoje detalhar o que venha a ser a Entidade de um Banco de Dados seu pontos principais e para que serve, os pontos principais que podemos citar nas Entidades de Relacionamentos são um tipo de modelagem Conceitual aonde tem como objetivo representar de uma maneira Abstrata os objetos que a compõem o domínio do negócio é ainda descreve as características que compõem os Relacionamento. Os modelos de entidades de Relacionamentos num forma geral tem a função de mostrar como será a forma que a estrutura do Banco de Dados possuirar nas suas aplicações, temos que ressaltar que um banco de Dados poderá ter várias outras Entidades também, como chaves e tabela intermediária que poderá ter um sentido num contexto que seja na base de Dados Relacionais. O Diagrama de entidade relacional tem esse objetivo de mostrar as relações entre os elementos do Banco de Dados e como essa informação fluir através do Sistema, o Diagrama serve para compreendermos como funcionam DER.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Seguindo nos estudos de Banco de Dados e Modelagem E-R, um método que empresas podem mapear o fluxo de funcionamento e de ações que seus sistemas realizam, trazendo clareza de como o programa deve agir. Vamos por mais 🤝
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Bom dia, Rede!!!! Vamos começar o dia falando sobre Banco de Dados, mas especificamente sobre projeto de banco de dados. Trata-se de um processo aonde o foco principal é a implementação de Banco de Dados com características e fases distintas aonde objetivo principal é atender as necessidades e informações que o usuário venha utilizar, mas também venha constatar os Requisitos Não Funcionais de disponibilidade, o de desempenho e confiabilidade que seja esperado. Temos ainda as fases que compõem o projeto de Banco de Dados que são divididos em três fases distintas. Ter a representação dos conceitos do negócios que está compondo o Banco de Dados com as associações existentes entre os conceitos. Ter a representação dos atributos assim como as regras que compõem o negócio que regula as suas associações junto com o conceitos de negócios. Um ponto muito importante que temos que mencionar é que o modelo deve ser independente da tecnologia que será usada na sua implantação do Banco de Dados. As características que podemos então relacionar ao modelo são. 1 A visão geral do negócio como num todo. 2 Ter a facilidade de entendimento com o usuário e os desenvolvedores. 3 Possuir somente as entidades descritas e relacionadas aos atributos Principal. 4 Ter o Diagrama de entidade e Relacionamento, que por sua vez também conhecido como MODELO De Entidade e Relacionamento. 5. Conter as Regras de Restrições de Integridade numa lista. Ter Representado a estrutura de Dados que iram implantar e as características, mas com limites que o modelo do Banco de Dados irá usar na sua implantação, como no Banco de Dados Hirárarquio, o Banco de Dados de Rede, entre outros. Vamos mencionar algumas características desse Banco, como por exemplo. 1 Ele vem a ser derivado do modelo Conceitual. 2 Ele possui as entidades associativas no lugar do Relacionamento N:M 3 Além de definir as Chaves Primárias. 4 Além de definir também as Chaves estrangeiras das entidades. Já no modelo Físico ele representa a implementação do modelo lógico, mas com alguma tipo particular da tecnologia do Banco de Dados junto com os Requisitos NÃO Funcionais. como o de Desempenho, Disponibilidade e Segurança que foram Identificado na análise de requisitos. As suas características principais que podemos destacar são. 1 Ter elaborado a parti do modelo Lógico. 2 Podendo ser variado a parti da tecnologia a ser empregada, na implementação do Banco de Dados. 3. Possuir aa tabelas físicas, como log e líder e etc... 4 Ter as colunas físicas e replicadas 5 Ter no modelo Físico, a linguagem SQL.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Ferramenta muito interressante para quem deseja fazer a administrção de banco de dados DBeaver, gera muita facilidade para análise dos bancos e criar suas views, relações, tabelas para análises. Estou criando um projeto e estou gostando bastante da usabilidade e praticidade.
Entre para ver ou adicionar um comentário
-
Considerações importantes sobre o ciclo de vida dos dados: Nascimento do Dado: Qual situação ou ação do mundo real gera esse tipo de informação? Onde esse dado será armazenado? Quem realiza o input desses dados? Estão sendo capturados apenas os dados necessários? Na captura, os dados estão sendo armazenados com a tipagem correta? É necessário ter um glossário de dados ou repositório com metadados? Utilização dos Dados: Após seu nascimento, esses dados serão utilizados por outros sistemas? Apenas sistemas ou também por usuários humanos? Os dados precisam ser legíveis, completos e precisos? são realmente dados válidos? Caminhos por onde esses dados passam/são processados: Sistemas e pessoas que utilizam esses dados realizarão algum tipo de processamento? Eles servem de matéria-prima para gerar dados derivados? São processados em real time ou em batch? Quais as rotinas principais de processamento? Os dados estão seguros? Quem tem acesso a esses dados é realmente quem deveria? É necessário mascarar esses dados? Morte dos Dados: Rotinas de expurgo de dados devem ser aplicadas periodicamente. Quais são as políticas de retenção? Pensar e se questionar sobre essas situações são extremamente importantes quando se trabalha com dados. 🎲 #arquiteturadedados #dataarchitecture
Entre para ver ou adicionar um comentário
Cientista de Dados | Business Intelligence, Engenharia de Dados, Machine Learning e Inteligência Artificial | Professora | Voluntária nas comunidades PyLadies e GDG/WTM | Conectando Dados, Negócios e Pessoas
4 mArrasou demais 🚀👏🏽