A ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das principais ameaças à produção agrícola, prejudicando gravemente as lavouras. O fungo se espalha rapidamente em condições de alta umidade e temperaturas entre 15°C e 30°C, atacando as folhas e reduzindo a fotossíntese, o que compromete o crescimento e a produtividade da soja. Seu controle é difícil devido à rápida adaptação do patógeno.
As principais estratégias de manejo incluem o desenvolvimento de variedades resistentes, rotação de culturas e práticas culturais e biológicas. No entanto, um controle sustentável a longo prazo exige investimentos em pesquisa, capacitação dos produtores e adoção de novas tecnologias.
Neste dia 26 novembro, o Consórcio Antiferrugem registrou as primeiras ocorrências da ferrugem-asiática, em lavoura comercial, na safra 2024/2025. Este será um dos temas a ser abordado no Webinar Manejo de Doenças da Soja, amanhã, 28, às 9h, pela pesquisadora Claudia Vieira Godoy. As inscrições são gratuitas. 👉 https://lnkd.in/eBupvxns
#manejodedoenças #ferrugem-asiática #soja #embrapa
Estagiário Bayer Crop Science
2 d@