Confira o novo post no blog do nosso site https://wix.to/Vw6zkXv
#setembroamarelo
É inegável a importância da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento da Ansiedade e da Depressão, especialmente quando consideramos diferentes faixas etárias. Essa abordagem terapêutica se destaca por ser Baseada em Evidências, o que a diferencia de outras formas de terapia.
O conceito de “Baseado em Evidências” tem ganhado destaque na internet, e é uma tendência positiva, pois promove o desenvolvimento de práticas terapêuticas fundamentadas em dados o mais próximo possível da realidade humana.
O Desenvolvimento das Psicoterapias
Historicamente, a TCC, assim como a Terapia Comportamental, tem se mostrado eficaz em intervenções, como a Análise Comportamental Aplicada (ABA), que é utilizada para tratar transtornos do neurodesenvolvimento. As melhores evidências disponíveis em divulgações científicas (livros organizados por pesquisadores, artigos revisados por outros estudiosos, congressos de associações representativas da área...) indicam que essas abordagens são as mais adequadas para o tratamento de diversos transtornos.
Um marco importante na história da psicoterapia ocorreu em 1952, quando um autor renomado chamado Eysenck publicou um estudo reavaliando a eficácia das terapias da época. A conclusão foi alarmante: a psicoterapia, na sua forma tradicional, não demonstrava diferença significativa em relação a simplesmente esperar o tempo passar. Naquele período, a psicanálise era a abordagem predominante, mas o estudo revelou que a qualidade das pesquisas realizadas não permitia afirmações categóricas sobre a eficácia das terapias.
Estudos Experimentais e Revisões Sistemáticas
Esse cenário levou à necessidade de realizar Estudos Experimentais que pudessem fornecer dados confiáveis. A partir da década de 1950 surgiram muito mais pesquisas... (continua no Blog do nosso site: https://lnkd.in/dr_qm8ft) 2 minutos de leitura.