📣 Declaração da Partoo sobre a implementação da DMA pela Google - intervenção oportuna ou demasiado tarde? 📣
À medida que a União Europeia implementa o Digital Markets Act (DMA) para regular os gatekeepers da Internet, o Google responde com mudanças destinadas a melhorar a experiência do utilizador e a visibilidade dos participantes no ecossistema. A Partoo efetuou uma análise aprofundada de centenas de consultas para compreender as implicações dos ajustes da Google na SEO local.
"O DMA representa um passo necessário para promover a concorrência leal no panorama online", afirma Thibault Renouf, Co-CEO da Partoo. "No entanto, existem preocupações de que estas medidas possam ter chegado tarde para as empresas e os consumidores europeus."
A análise da Partoo revela que, embora a implementação de resultados avançados e de dados estruturados pela Google tenha como objetivo melhorar a visibilidade, continuam a existir problemas. Os sites de locais oferecem uma alternativa ao Pacote Local tradicional, mas ficam aquém numa série de áreas, incluindo:
- Experiência do utilizador: a navegação nos diretórios é um desafio para os utilizadores, uma vez que têm de fazer vários cliques para aceder às informações pretendidas, o que resulta numa experiência de navegação complicada.
- Localização: As pesquisas carecem frequentemente de contextualização, o que complica o processo de encontrar informações adaptadas às localizações e preferências específicas dos utilizadores.
- Interface do utilizador: muitas vezes, as listas não têm mapas, contêm demasiada publicidade e têm interfaces desorganizadas, o que dificulta a localização fácil da informação desejada pelos utilizadores.
- Qualidade dos dados: as listas têm dificuldade em garantir a exatidão e a atualidade das informações sobre as empresas, o que leva a possíveis imprecisões e incoerências nos resultados da pesquisa, prejudicando a confiança e a satisfação dos utilizadores.
A dependência de alternativas como os diretórios e os websites de comparação é cada vez mais problemática. Embora possam servir como alternativas, a qualidade dos dados nestas plataformas é muitas vezes fraca, tornando-os resultados menos relevantes para os utilizadores. Além disso, alguns destes websites não são editáveis, e as informações exatas são um aspeto fundamental da SEO local e da satisfação do cliente.
"Apesar das potenciais alterações de tráfego nos perfis empresariais do Google, o impacto dos sítios do Google Places continua a ser mínimo, uma vez que são largamente ignorados pelos utilizadores", afirma Renouf. A questão continua a ser se o DMA incentiva a concorrência à custa dos consumidores e dos pontos de venda.
Para saber mais sobre os pontos de vista de Partoo sobre esta questão, inscreva-se no nosso próximo webinar através do link nos comentários e prepare-se para as mudanças que se avizinham! ⬇️
📅 Data: 7 de maio de 2024
🕓 9:00 (Lisboa)
🇬🇧 Idioma: inglês
Negocios da Comunicação, Branding e Inovação | CCA Conselheira Certificada IBGC | HBS - Sustainable Business Strategy | DE&I - Mestre Diversidade Inclusiva
2 semMari Soldi e Gabriela Arthur com conteúdo incrível. Camila Gertner Bruna Miranda Negri Rodrigo Rodrigues obrigada pela recepção ✌🏽🙌🏽