Hoje me despeço de um ciclo incrível na XP, uma jornada que começou há 3 anos, quando recebi uma mensagem aqui no LinkedIn com um convite para uma entrevista. Na época, como alguém que já admirava a XP e tinha grande interesse no mercado de investimentos, mal pude acreditar. Fiz o processo seletivo cheio de animação e, a cada fase, o desejo de fazer parte desse time só crescia. Quando recebi a tão esperada carta de oferta, foi uma alegria imensa – fui correndo contar à minha mãe e aos amigos próximos.
Cheguei meio perdido, confesso. Sem experiência no mercado, as primeiras semanas de onboarding foram de muito aprendizado. Ouvi sobre os valores da XP e fui me aprofundando na sua cultura, que achei ter entendido, mas só depois de um tempo percebi o que essas ideias realmente significavam quando aplicadas na prática.
Desde o início, o desafio foi grande: o módulo antifraude estava sendo desenvolvido junto com a nova biometria, e era minha responsabilidade assumi-los no iOS a partir daí. Foi quando me deparei com o primeiro valor: Sonho Grande. Ver a dedicação de todo o time, me fez entender o benefício que esse novo módulo centralizado traria para a qualidade do gerenciamento de prevenção a fraudes e também fui contagiado pela vontade de fazer aquilo dar certo. Nesse momento, aprendi como o ambiente pode nos motivar a dar o nosso melhor a todo instante.
Com o lançamento desses novos módulos, o verdadeiro desafio começou: integrá-los aos produtos para serem usados. Precisei conversar com diversos times de diferentes áreas, como cartões, conta digital, onboarding... Cada time com suas próprias características e desafios. Foi nesse momento que o valor Mente Aberta realmente fez sentido para mim. Participar dos processos de integração com os times envolvia não apenas explicar o que precisava ser feito, mas também ouvir, entender e ajudar a resolver as dores específicas de cada equipe. Fiz muitas amizades nesse processo, e foi um momento incrível para conhecer outras partes da empresa.
Passei por diversas estruturas de times nesse período e, em cada uma delas, tive grandes exemplos do que é ter o Espírito Empreendedor. O reajuste da estrutura dos times, dailies em inglês, dojos, retros, são apenas alguns exemplos de experiências diferentes que vivi, e que surgiram da vontade das pessoas e do time de resolver problemas e nos desenvolver como profissionais e como indivíduos dentro da empresa.
Na minha trajetória, participei de entregas importantes como a biometria facial, duas versões do módulo antifraude, novo login, nova ativação de token, entre muitas outras. Foram projetos desafiadores, sempre com o Foco no Cliente. Cada uma dessas entregas foi cuidadosamente pensada para trazer uma melhor experiência para nossos usuários.
Dito isso, saio com o sentimento de missão cumprida e com muitas amizades e experiências para levar comigo. Agradeço de coração a todos que participaram dessa jornada e a tornaram tão especial! ❤️ 🚀