A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) firmaram uma parceria estratégica, que fortalece a bioeconomia e gera novas oportunidades na região amazônica. Com o apoio do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e alinhada à Nova Indústria Brasil, a colaboração faz parte da iniciativa de transformar o centro em um hub de inovação que vai promover transformações, desenvolvimento sustentável e a formação de profissionais especializados para fortalecer os bionegócios na região. Esse é mais um passo rumo à construção de um futuro mais sustentável e inclusivo para a Amazônia.
➡️Saiba mais: https://bit.ly/405m9CVRodrigo RollembergGeraldo AlckminCentro de Bionegócios da Amazônia - CBAFundação Getulio Vargas
Amanhã tem Bioeconomia aqui no Inova Amazônia em Manaus !!!
O Inova Amazônia reúne ecossistema de startups e inovação com foco na biodiversidade.
Conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico.
Manaus vai receber a primeira edição do Inova Amazônia nos dias 9 e 10 de maio. A conferência vai expor mais de 80 negócios da região focados em promover discussões e práticas sustentáveis de uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeite os ecossistemas amazônicos e as comunidades locais.
A conferência promove conexões e networking entre negócios que requerem uma abordagem desafiadora, como a de levar em consideração tanto as oportunidades econômicas quanto os desafios ambientais e sociais únicos da região amazônica. O Inova Amazônia é uma realização do Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde, a Finep e a Rede Amazônica.
O Inova Amazônia é uma excelente oportunidade para estimular o surgimento de soluções sustentáveis e fortalecer ainda mais o empreendedorismo na região.
Manaus será o epicentro deste encontro, que reunirá diversos atores nacionais e internacionais comprometidos com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico responsável da Amazônia. Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única.
O evento é um reconhecimento desse protagonismo do ecossistema de inovação dos negócios locais.
O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma. No total, já foram investidos R$ 23 milhões em ações de aceleração, bolsas, eventos, Sebraetec e missões internacionais.
🍃O Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), ligado ao #MDIC, vai receber o primeiro hub de inovação em bioeconomia da Região Norte, fruto de parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).
▶️ Explorar a riqueza da biodiversidade da Amazônia com sustentabilidade é fundamental para garantir riqueza e qualidade de vida às populações da floresta. E por isso esse hub é tão importante!
🗣O anúncio foi feito no DIA DA AMAZÔNIA (5/9) pelo secretário da Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, que preside o Conselho de Administração do CBA.
🌳"O CBA se transformará em um grande hub de inovação em bioeconomia da Região Amazônica. Vamos transformar uma área construída inicialmente para ser um hotel para empresas, abrigando aceleradoras, startups que vão compartilhar os laboratórios do CBA para desenvolver produtos a partir da nossa biodiversidade".
🤝O Hub de Inovação em Bioeconomia integra o projeto CBA Open, o qual pretende estimular a promoção dos bionegócios na Amazônia, a partir do estímulo às alianças estratégicas envolvendo ICTs, governos, organizações da sociedade civil, grandes empresas, startups, investidores, agentes fomentadores, entre outros atores. O objetivo é a geração de produtos, processos e serviços inovadores através da transferência e a difusão de tecnologia.
🔗 Saiba mais: https://bit.ly/3XxYLvV#MDIC#Amazônia#Bioeconomia#Inovação#Sustentabilidade#Desenvolvimento#IssoÉNIB
*ERRATA: No começo do vídeo, onde se lê “Amazonas”, leia-se “Fundação Amazônia Sustentável”.*
Rodrigo RollembergCentro de Bionegócios da Amazônia - CBAFundação Amazônia Sustentável (FAS)SebraeAgência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDIRicardo CappelliDecio LimaGeraldo AlckminLuiz Inácio Lula da Silva
Inspirador!
Quando começamos a idealizar o que viria a ser o #SistemaInovalácteos, jamais imaginamos o que esse hub de inovação em lácteos poderia se tornar. Mas buscamos o cliente, fomos ouvir a parte que interessa e assim o projeto tomou corpo e começou a rodar.
Buscamos a excelência para executar. Foi mais que patrocínio da Fapemig, foi também a coordenação da Agência de Inovação de Leite e Derivados - Polo do Leite, e teve a execução na ponta, dos melhores! tecnoPARQ UFV, Inbatec UFLA , Parque Tecnológico Uberaba e Critt UFJF, além da Embrapa gado de leite, da Candinha (Instituto de Laticínios Cândido Tostes). Não criamos laboratórios, não construímos sedes, não compramos móveis, carros ou demos mordomias. Aproveitamos o que já existia, eficiência e baixo custo.
Hoje podemos comemorar a decisão acertada de ter buscado os melhores para tocar esse projeto.
Todo o agronegócio do leite brasileiro ganha, com soluções verdadeiramente importantes, com mais competitividade para o setor.
Se vai resultar em premiação no IASP - International Association of Science Parks and Areas of Innovation não sei, mas digo que o valor gerado pelo Sistema Inovalácteos já é um baita prêmio. Se vier, vamos ficar insuportáveis!!!!
🚀 O tecnoPARQ é o único finalista brasileiro no Prêmio IASP Inspiring Solutions 2024! 🚀
Estamos muito orgulhosos em anunciar que o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) foi selecionado como um dos 10 finalistas do prestigiado Prêmio IASP Inspiring Solutions, que celebra a excelência e a inovação no campo dos parques científicos e tecnológicos.
Este ano, o tecnoPARQ concorre com o “Programa de Aceleração InovaLácteos”, uma iniciativa que tem transformado a cadeia produtiva do leite no Brasil, impactando mais de 600 pessoas e desenvolvendo mais de 50 soluções inovadoras desde 2021. O Programa de Aceleração InovaLácteos é liderado por uma parceria entre a Agência de Inovação de Leite e Derivados o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ/UFV), o Inbatec (UFLA), o Parque Tecnológico de Uberaba, a Fazu e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT/UFJF). O programa é uma iniciativa da Fapemig e do Governo de Minas. 🌟
🎉 E não é a primeira vez que somos reconhecidos! Em 2014, conquistamos o primeiro lugar com o Sistema Informatizado para Seleção de Empresas. Em 2021, fomos finalistas com o programa tecnoPARQ Acelera. Em 2022 chegamos à fonal com o Innovation Day. Em 2023, o Avança Café nos representou com sucesso.
Este reconhecimento destaca o tecnoPARQ como um líder global no setor e reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. 🌍✨
🔗 Confira a notícia completa e saiba mais sobre essa jornada incrível: https://lnkd.in/dAEX8png#tecnoPARQ#Inovação#Tecnologia#IASP#PrêmioInspiringSolutions#LiderançaGlobal#InovaLácteosAgência de Inovação de Leite e Derivados - Polo do Leite
Hoje fiz o encerramento do evento BDXP organizado pela Bemol e Bemol Digital em parceria com a Amazônia Venture Builder S/A e apoio de nosso fornecedor Marjom - Do tamanho do seu conforto.
Tivemos 400 participantes muitos deles empreendedores locais e profissionais de tecnologia e evolução que compõem este recente ecossistema em formação.
Minha apresentação focou no tema de investimentos na Amazônia com a seguinte ênfase:
🌱✨ **Investir na Bioeconomia da Amazônia: Oportunidade Sustentável** 🌍💚
A Amazônia, rica em biodiversidade, oferece uma chance única para impulsionar a bioeconomia, promovendo desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. Investir na região é uma decisão financeira inteligente e um compromisso com o futuro do planeta. Uma necessidade de ampliarmos a matriz econômica tão dependente do Polo Insustrial de Manaus.
Ao apoiar a bioeconomia amazônica, fomentamos projetos que valorizam a floresta em pé, geram renda local e inovam em setores como biocosméticos, alimentos funcionais, mineração, ecoturismo, economia digital e biotecnologia. A sustentabilidade é uma necessidade urgente, e empresas que investem na Amazônia estão na vanguarda da nova economia verde.
Transformemos a Amazônia em um polo de inovação sustentável! 🌿🌎
#Bioeconomia#Amazônia#Sustentabilidade#InvestimentoVerde#Inovação#BDXP2024#DesenvolvimentoSustentável#FuturoVerde#ResponsabilidadeSocial
Construindo novos horizontes no Encontro de Inovação para o Agronegócio! 🌱🚀
No dia 29/02, ocorreu o primeiro Meetup de 2024, um espaço de colaboração e aprendizado, onde os participantes mergulharam no universo da inovação aplicada ao campo. Contamos com a presença de especialistas como Camyla Piran e Cezar Macegoza, que compartilharam experiências e insights valiosos sobre o Hackathon para o Agronegócio.
Nossa jornada de inovação se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial ao ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável, e ao ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura. Estamos unindo forças para cultivar ideias inovadoras que impulsionem não apenas o agronegócio, mas também contribuam para um futuro sustentável e próspero. 💡🌾
#InovaçãoAgrícola#ODS#HackathonAgronegócio#SustentabilidadeNoCampo
Tenho que melhorar ainda a minha disciplina de postagens, mas não gostaria de deixar de comentar um pouco sobre o Summit de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) que realizamos em Belém do Pará, nos dias 27, 28 e 29 de Agosto. Nesse momento, aproveitamos para celebrar as entregas, avanços e conexões que aconteceram relacionadas a inovação no ultimo ano. Reforçamos a força que tem uma arquitetura de inovação descentralizada, mas organizada, onde várias áreas da empresa trabalham para levar o nosso negócio ao próximo patamar, ruma a mineração do futuro, mineração essa que é mais sustentável, mais conectada e mais compartilhada com a sociedade. Não a toa, esse foi o primeiro Summit de PD&I aberto ao público externo, onde contamos com a presença importante do ecossistema de inovação do Pará, desde universidades a hubs de inovação e startups.
A conexão foi um dos temas mais relevantes desse evento. Conexões em vários níveis. Não apenas entre pesquisadores e inovadores internos, mas conexão da nossa alta liderança com o tema, onde tivemos a oportunidade de ouvir o nosso VP Técnico, Rafael Jabur Bittar, a nossa VP de pessoal, Marina Quental e a nossa VP de Sustentabilidade, Malu Pinto e Paiva falando sobre inovação para o público. Nesse painel tivemos uma maioria feminina e, na sequência, seguindo nessa linha, tivemos uma roda de conversa de mulheres na inovação, com a participação super especial da Patrice Kassai M. Mazzoni, Virginia Ciminelli, professora da UFMG, Vânia Neves, Diretoria de Soluções para o Negócio, Fabiola Murta, gerente de transformação digital da AcerlorMittal e a Priscila Freitas, head de inovação da Nestlé. A conexão dos palestrantes com o público foi algo muito legal e a mensagem de que devemos olhar, juntos, homens e mulheres para os desafios que ainda existem de inclusão foi uma mensagem poderosa.
E, novamente, a conexão externa que foi além da regional, pois tivemos convidados como a professora Ariel Furst do MIT, Yuri Ramos do ILP e a startup Eden apresentando para o público.
O ecossistema local super bem representado pelo pessoal do Açaí Valley (Heleno Beckmann e time), Startup Cacauaré (Noanny Maia), Startup Ver o Fruto (Ingrid Teles) e Ludos (Italo Freitas).
E os números gerados pelo evento também impressionam:
- Mais de 400 pessoas participaram presencialmente;
- Mais de 3.000 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo;
- Mais de 60 profissionais trabalharam para fazer o evento acontecer;
- 233 iniciativas internas dos empregados da Vale inscritas e, destas, 34 reconhecidas e apresentadas ao longo do evento; Obrigado Talita Carapinha pela dedicação na organização do evento!
Foi muito bom pessoal, ansioso pelo próximo. Obrigado Crisley Dellaqua Pacheco e ao time de Ecossistemas de Inovação da Vale, Patrice Kassai M. Mazzoni, Guilherme Oliveira, Amilton Sinatora, Helio Mosquim Junior e todos que ajudaram nesse evento.
Gerente de Negócios II na SENAI CIMATEC | Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável | Economia Circular | Mudanças Climáticas | Descarbonização | ESG
É com grande entusiasmo que lançaremos a Chamada Cidade Zero Carbono, uma parceria entre o SENAI CIMATEC e a Prefeitura de Salvador.
A chamada tem como objetivo catalisar a transição para cidades mais sustentáveis e resilientes, alinhadas com os desafios urgentes das mudanças climáticas. Nossa iniciativa é guiada pela necessidade de agir com determinação e urgência, pois as cidades enfrentam uma dupla missão: a adaptação aos impactos climáticos, já em curso, e a mitigação das emissões de carbono que impulsionam essas mudanças.
Acreditamos firmemente na importância de desenvolver uma economia de baixo carbono, na qual inovação e sustentabilidade se entrelaçam para criar um futuro mais promissor. Reconhecemos e valorizamos a importância do trabalho colaborativo entre setores público e privado, da cooperação entre instituições e da participação ativa da sociedade civil.
À medida que avançamos nesta jornada, convidamos vocês a se juntarem nesse movimento de transformação. Juntos, podemos criar cidades mais sustentáveis, resilientes e prósperas para as gerações presentes e futuras.
Vamos construir
#CidadeZeroCarbono#SustentabilidadeUrbana#ResiliênciaAmbiental#MudançasClimáticas#TransiçãoEnergética#InovaçãoSustentável#DesenvolvimentoUrbano#EconomiaDeBaixoCarbono#Adaptação#Mitigação#SENAINACIMATEC#PrefeituradeSalvador#TransformaçãoUrbana#Descarbonização
Próxima segunda-feira, 29, o cientista e um dos maiores climatologistas do Brasil, Carlos A. Nobre estará no SENAI CIMATEC, em Piatã, exclusivamente para participar do evento que oficializa a abertura da Chamada Cidade Zero Carbono. A iniciativa é uma parceria entre o SENAI CIMATEC e a Prefeitura de Salvador, por meio das Secretarias de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (SECIS) e de Inovação e Tecnologia (SEMIT).
O evento contará com a participação de especialistas, startups Deep Tech e empresas parceiras que vão discutir temas como tecnologia voltadas para práticas ESG, economia circular, cidades inteligentes e descarbonização. Na ocasião, as cinco startups selecionadas na Chamada também apresentarão suas soluções: Info Green Tech Innovation, TRL9, Deep Ambiente,Ecoloy e OceanRide.
O acesso é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla: https://lnkd.in/dBvAsxTR.
🌱 ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia contribui para inovação sustentável na Amazônia por meio do programa BioEmpreende
O programa BioEmpreende é uma iniciativa que conecta tecnologia, inovação e sustentabilidade para promover o desenvolvimento no Baixo Amazonas. É realizado pelo Polo Sebrae de Bioeconomia e executado pela ACATE, em Santarém (PA).
De acordo com matéria publicada no g1, o programa reúne startups, empresas e instituições de pesquisa para desenvolver soluções que aproveitam a biodiversidade da região como motor de inovação.
A atuação da ACATE no programa reflete seu compromisso em fortalecer ecossistemas de inovação em todo o Brasil, contribuindo com sua expertise para fomentar projetos de alto impacto ambiental e social.
💡 Destaques do programa:
• Integração de agentes de inovação com foco na biodiversidade amazônica;
• Estímulo a negócios sustentáveis que respeitam o meio ambiente e geram valor para a sociedade;
• Construção de um ecossistema tecnológico em uma das regiões mais ricas em recursos naturais do planeta.
Leia mais na reportagem do G1.
#ACATE#Inovação#BioEmpreende#Sustentabilidade#Tecnologia#Amazonas#clientedialetto
Time ACATE+Dialetto: Natália Ferreira, Sylvia Dantas, Gabriel Sant'Ana Palma Santos, Diego Brites Ramos, Walmoli Gerber Jr., Lucas Paraizo, Ângela Prestes, Erika Artmann, Rachel Gallois, Vanessa Aguiar