Quando uma campanha é tão consolidada quanto o #OutubroRosa, as empresas entram naquele dilema: não se posicionar é estar por fora, fazer mais do mesmo é não fazer nada. Mas não precisa ser assim: dá pra criar projetos de comunicação que unem sensibilidade e estratégia.
Em 2019, criamos para um centro comercial de #Blumenau a exposição Revigorar. Com a coordenação da Luciane de Toledo Rosa, foram selecionadas mulheres que trabalhavam nas lojas do empreendimento e viviam na pele o câncer de mama - seja lidando com o tratamento ou em remissão. Elas foram fotografadas pela Mariana Florencio vestindo peças que elas mesmas vendiam, com stylling da Camilla Meier. Todas toparam também tirar a blusa e exibir suas cicatrizes em um set só de mulheres. Nos intervalos, a equipe da Melz ouvia as histórias delas.
Todo esse material gerou uma exposição com identidade visual criada pela pen.ag no próprio centro comercial. As fotos lado a lado - uma com as peças e outra exibindo a cicatriz - junto da história de cada uma traziam vários recados: faça o autoexame mesmo que pareça tudo bem, seja gentil (às vezes as cicatrizes de cada uma estão bem guardadinhas) e dá pra se sentir bonita, sempre.
O lançamento contou com as convidadas, as famílias, autoridades e imprensa. Foi emocionante demais vê-las se sentindo maravilhosas, protagonizando uma campanha com seus lenços e cicatrizes exibidos como sinal de encorajamento para que outras mulheres procurassem ajuda. Foi também estratégico: em uma marca muito associada a campanhas comerciais e com pouca abertura para espaços editoriais, conseguimos atrair diversos jornalistas e conquistar espaços inéditos na assessoria de imprensa.
Depois da exibição no local, a exposição também circulou em cafeterias e em uma grande indústria têxtil e se tornou um ativo de comunicação da marca.
Quando vejo o calendário se aproximando do décimo mês do ano, lembro sempre da importância do autoexame. E também de como a comunicação corporativa tem a possibilidade de ser muito melhor do que a gente imagina.
Foto: Patrick Rodrigues/NSC Total
Procuro novas oportunidades
1 mParabéns amiga se Deus abrir as portas logo estarei com você aí!