Publicação de Fundação Tide Setubal

Fundação Tide Setubal compartilhou isso

Ver perfil de Neca Setubal, gráfico

Presidente FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL

A desigualdade social no Brasil tem cor. Sempre me vi comprometida com a redução das desigualdades, mas é impossível tratar esse tema sem abordar o racismo estrutural. O retrato da pobreza no Brasil é profundamente marcado pela questão racial: as pessoas negras, que representam 56,1% da população, são as mais impactadas. Dados de 2021 do IBGE revelam que a taxa de pobreza entre pretos e pardos chega a 38,4%, enquanto para a população branca é de 18,6%. Não podemos mais ignorar essa realidade. Dentro do campo do Investimento Social Privado (ISP), compreendemos a necessidade de transformar nossa prática e, para isso, o primeiro passo é que as pessoas passem por um processo intenso de letramento racial. Não é suficiente doar recursos sem um entendimento profundo das dinâmicas de exclusão que moldam a sociedade. Aprender a enxergar como o racismo permeia todas as estruturas, inclusive as nossas instituições filantrópicas, foi essencial para repensarmos nosso papel. Na Fundação Tide Setubal, por exemplo, incorporamos a questão racial em nossa missão, promovendo ações transversais em todos os programas, que visam fortalecer lideranças negras e apoiar organizações que trabalham na linha de frente dessa luta. O letramento racial foi um divisor de águas, uma jornada de conscientização necessária para reconhecer privilégios e agir de maneira mais responsável e inclusiva. Somente assim podemos construir um caminho efetivo para a equidade. É disso que trato nesse trecho do episódio da série "Caminhos pela Equidade Racial", disponível no Canal Enfrente. Convido à todas para ver essa conversa que tive com Sueli Carneiro e Inês Mindlin Lafer, mediada pela jornalista Adriana Couto. https://lnkd.in/dPh-ZWGt 

Roberto Ghidini

Vice Presidente de Comunicación en Sociedad Peatonal

2 sem

Ë algo, que deve ser trabalhado desde las crianças, na pré-escola até pelo menos a formaçao secundária. Pois facilita muito eliminar barreiras socio-culturais aos pequenos, pois teem a mente e o coraçao aberto. Dificil, eliminar essas barreiras a uma pessoa ja com preconceitos e carater formado. Parabens à Neca Setubal pelo trabalho e pela visao.

Betho Ieesus

Cultural Projects Consultant for companies and governments. Writer. Blues man and volunteer advisor Dr. Arnaldo Cancer Institute

1 m

Legado. Filantropia é civilizatório. Transforma. A prática é a escola.

Isabella Barbosa

Sr. Marketing Manager LatAm and Global BRG Leader at Thermo Fisher Scientific

3 sem

Essa consciência de uma pessoa de um berço tão privilegiado é até emocionante, consciência é muito importante, consciência com iniciativa e ações então - isso faz a diferença no mundo!

Excelente abordagem. Sabe das coisas. Parabenizo.

Neca Setubal Excelente enfoque enfrentar a desigualdade social vista pelo ângulo racial. Parabéns pelo post tão bem colocado.

Carla Christine Chiamareli

Gerente do Observatório da Fundação Itaú

3 sem

Neca você é incrível!! Um exemplo a ser seguido por muitos!! A transformação social te move!

Nelson Fukuyama

Articulador/Empreendedor Social

1 m

Muito informativo

Roger Cardoso

Strategic Planning Manager

1 m

Parabéns pelo seu trabalho!!!

Ver mais comentários

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos