Publicação de Giorgio Pretto

Ver perfil de Giorgio Pretto, gráfico

CMIO Anestech (Chief Medical Information Officer), Médico Anestesista Ph.D.

Ótima análise sobre SAAS vertical. Acrescento ainda que os SAAS horizontais têm um mercado mais amplo mas mais competitivo, com raros oceanos azuis remanescentes. No SAAS vertical existem muitos lagos e rios totalmente inexplorados (como o tamanho do mercado é menor e nichado, não vamos chamar de oceano...)

Ver perfil de Diogenes Silva, MD, MBA, DDA, gráfico

Sou um anjo da guarda e minhas asas são feitas de dados. Anestesiologista, CEO/Founder da Anestech Innovation Rising.

Segundo a Index Ventures, e também vivenciado na história da Anestech, o SAAS Vertical, ou vSAAS, foi considerado nichado demais para empreendedores e investidores alcançarem resultados exponenciais típicos dos almejados pelo Venture Capital. Como resultado, empresas como a minha nunca foram atraentes pelos fundos que fizeram calls comigo buscando TAM, LTV/CAC e forecast. Isso tem mudado fortemente, a ponto da Index atualmente declarar em um artigo que o vSAAS é quem vence nas altas e baixas do mercado. Aqui algumas características intrínsecas do vSAAS em saúde que precisam "estar na mesa" se você que atua com software de nicho em saúde for conversar com fundos de investimento ou investidores-anjo: 1. 𝙫𝙎𝙖𝙖𝙎 é 𝙙𝙚 𝙢𝙞𝙨𝙨ã𝙤 𝙘𝙧í𝙩𝙞𝙘𝙖 Não completamente imune às oscilação de mercado, mas resolvendo problemas específicos na rotina dos seus usuários, possui um engajamento maior, com informações essenciais na linha do SST (single source of truth). 2. 𝙊 𝙫𝙎𝙖𝙖𝙎 𝙖𝙟𝙪𝙙𝙖 𝙤𝙨 𝙘𝙡𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙖 𝙤𝙥𝙚𝙧𝙖𝙧 𝙘𝙤𝙢 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙚𝙛𝙞𝙘𝙞ê𝙣𝙘𝙞𝙖 Por serem desenhadas para dores específicas de um setor, o vSAAS gera valor de forma mais eficaz, ajudando clientes a aumentar receita, diminuir custos e resolver com maestria pontos ignorados ou abandonados por SAAS verticais (como o prontuário anestésico nos PEPs de mercado). 3. 𝙊𝙨 𝙛𝙤𝙧𝙣𝙚𝙘𝙚𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙙𝙚 𝙫𝙎𝙖𝙖𝙎 𝙥𝙤𝙙𝙚𝙢 𝙘𝙤𝙣𝙩𝙞𝙣𝙪𝙖𝙧 𝙖 𝙫𝙚𝙣𝙙𝙚𝙧 𝙣𝙤𝙫𝙤𝙨 𝙥𝙧𝙤𝙙𝙪𝙩𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢𝙖 𝙗𝙖𝙨𝙚 𝙙𝙚 𝙘𝙡𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙚𝙭𝙞𝙨𝙩𝙚𝙣𝙩𝙚 O upssell é um coringa no vSAAS, pois apesar de aparentemente o TAM ser baixo, você vende novos produtos para o mesmo cliente, pois entende e visualiza oportunidades e necessidades. 4. 𝙊𝙨 𝙙𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙡𝙞𝙜ê𝙣𝙘𝙞𝙖 𝘼𝙧𝙩𝙞𝙛𝙞𝙘𝙞𝙖𝙡 𝙫ê𝙢 𝙙𝙤 𝙫𝙎𝘼𝘼𝙎 A IA precisa aprender de alguma fonte, e os dados do vSAAS são específicos e higienizados. O futuro do SAAS em saúde com IA é que cada especialidade ou área vai usar um vSAAS + IA em breve. 5. 𝙊 𝙗𝙧𝙖ç𝙤 𝙛𝙞𝙣𝙩𝙚𝙘𝙝 𝙙𝙚 𝙩𝙤𝙙𝙤 𝙤 𝙫𝙎𝘼𝘼𝙎 Matt Brown publicou no Substack um data driven sobre a adoção do braço fintech no vSAAS, onde a estatística de produtos financeiros no vSAAS tem uma mediana de pelo menos 1 produto e uma média de 1,9. 11% não apresentam produtos financeiros, mas 83% oferecem sistemas de pagamento e adiantamento de recebíveis nas plataformas, que resolvem problemas de outras áreas como educação, saúde, jurídico, etc. 6. 𝙈𝙖𝙞𝙤𝙧 𝙚𝙣𝙘𝙖𝙣𝙩𝙖𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤 𝙙𝙤 𝙘𝙡𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙚 𝙘𝙝𝙪𝙧𝙣 𝙩𝙚𝙣𝙙𝙚𝙣𝙙𝙤 𝙖 𝙯𝙚𝙧𝙤 A retenção bruta no vSAAS é maior, com um custo de desligamento muito alto por ser tão específico, o que no somatório do MRR traz mais lucro a médio e longo prazo. A conclusão do Matt Brown e da Index Ventures é a mesma: estão entusiasmados em investir em vSAAS, e ressaltam a importância de se investir em uma vertical para compreender as necessidades do cliente e um futuro a longo prazo de sucesso.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Antonio Alves Neto

Advisor Board Member MD I specialise in creating healthcare solutions that balance operational efficiency with human-centered care. My goal is to make healthcare systems more compassionate, accessible, and impactful.

6 m

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos