O modo como nos relacionamos com o dinheiro tem se transformado ao longo dos anos, acompanhando o avanço das tendências tecnológicas. Da mesma forma, os sistemas de transferência e pagamento vêm ganhando novos formatos.
Transferências através de Documento de Ordem de Crédito (DOC), amplamente utilizado nos últimos 40 anos, bem como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), vêm perdendo espaço para o PIX, instaurado no Brasil em 2020. Com a crescente preferência por métodos mais eficientes e econômicos, o PIX ganhou destaque na maioria das transações recentes, tornando as demais operações obsoletas.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos meses de janeiro e fevereiro deste ano (2024), os serviços de DOC e TED começaram a ser descontinuados, dando fim a uma era de pagamentos.
A tendência é que esses processos mais eficientes se tornem cada vez mais práticos e seguros, ganhando mais espaço, devido ao aumento do investimento das agências em tecnologias bancárias, através de inteligência artificial, análise de dados e big data.
Se você busca inovação na gestão financeira da sua empresa, a Catana oferece serviços personalizados, aliados às tecnologias avançadas. Juntos, criamos estratégias para otimizar processos e alcançar seus objetivos!