A Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira (26) em Brasília (DF) o Projeto de Lei (PL) que dá a #Campinas (SP) o título de "Capital Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação". O texto agora vai para o Senado Federal e, se aprovado, segue para sanção ou veto do Presidente da República.
Na justificativa do PL, o autor, deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), apontou que a metrópole reúne os maiores centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, além de ser sede da #Unicamp, uma das mais importantes do Brasil.
"Existe hoje em Campinas o maior ecossistema nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, formado por indústrias de base tecnológica, centros de pesquisa e universidades, além de quatro parques tecnológicos nos quais mais de 120 empresas estão instaladas — a maior parte delas de base tecnológica", diz a justificativa do PL.
Instituições públicas de pesquisa em Campinas
Além de reunir empresas privadas reconhecidas pela inovação tecnológica, como #Bosch, #Elektro, #CPFL Energia, #IBM, #Samsung, #Dell e #Arcor, Campinas sedia importantes centros públicos de pesquisas. Entre eles, estão:
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (#CNPEM): órgão do governo federal responsável por desenvolver projetos nas áreas de física, biologia, nanotecnologia, engenharia, química e meio-ambiente. O CNPEM sedia o Sirius, a maior estrutura científica do país, e deve receber em breve o laboratório Orion, o primeiro de biossegurança 4 da América Latina.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): universidade que mais deposita patentes em SP e que tem 67 pesquisadores no ranking de melhores cientistas do mundo. Além disso, sedia um parque tecnológico com empresas-filha e startups que faturam milhões.
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI): é um órgão do governo federal que pesquisa componentes eletrônicos, microeletrônica, software de suporte 3D para a indústria e a medicina.
Instituto Agronômico de Campinas (IAC): ligado ao governo do estado, é um dos centros de pesquisa mais antigos do Brasil, fundado em 1887. O instituto desenvolve importantes pesquisas agrícolas, como técnicas de plantio e melhoramento genético de culturas, como batata e café.
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL): um dos centros de pesquisa mais importantes na área da alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem do país. Sedia o Tropical Food Innovation Lab, instituição que pesquisa a comida do futuro.
Strategy & Growth | R&D Innovation | Social Work-Volunteer | Advisory Board Member | Angel Investor | Funding Agency STI Assessor
8 mQue bom ver algo desta natureza. Como investidor e depois de anos atuando em P&D no Brasil e Exterior, há aprox. 7 anos atrás busquei algo semelhante em universidades brasileiras, esperava navegar os portfólios em busca de oportunidades em setores específicos. Ser capaz de "organizar" para "licenciar" é essencial - básico, mas poucas o fazem. Assim como empresas fazem a gestão de seus portfólios mantendo ou se desfazendo de patentes, as universidades precisarão encontrar sua dinâmica - potencial de royalties vs despesas para manter portfolio. A ser considerado nas negociações, há risco considerável no processo de escalonamento de patentes, como as industriais, ex. O caso do processo de Carbonatação de Caldo de Cana, Patente licenciada ( Univ. Xxx) por Multinacional e investida em escala industrial em JV com uma usina SP - desastre , tecnologia não se provou em escala , parada parcial de usina em plena safra ($$$$$$$$$).