Químicos conectados por aí, que tal conversarmos hoje sobre a informatização de dados laboratoriais ? Muita coisa mudou de uns tempos para cá e os laboratórios estão cada dia mais se adaptando as inovações tecnológicas no que tange a aplicação de dados e seu gerenciamento. Confesso que sou da época da planilha em excel mesmo, onde a principio lancávamos os resultados em planilhas impressas, tipo memorial de cálculo e após execução de todas as análises realizadas e registradas nesse memorial aí sim era sentar no computador e lançar tudo lá, no excel mesmo. Eram pilhas e pilhas de planilhas impressas tipo apostila mesmo e dalí todos os dados eram registrados, as vezes tínhamos "apostilas" separadas para o lançamento de verificação de equipamento, curva padrão, solução e informações referentes ao controle de qualidade daquela análise, ou as vezes era uma "apostila" única com todos esses campos junto e misturado. Hoje em dia já existem muitos softwares que fazem esse gerenciamento de dados laboratoriais, os famosos LIMS que são uma ferramenta de software projetada para simplificar e otimizar a gestão de informações em laboratórios. Isso reduz erros humanos e economiza tempo, melhorando a precisão dos resultados, organizando e armazenando dados de forma estruturada e acessível, facilitando a pesquisa, a recuperação e a análise posterior. Já tive experiência em utilizar o MyLims como ferramenta de imput de dados das análises de laboratório e atualmente aqui na Intertek utilizamos um sistema desenvolvido pela própria Intertek, o AticLab onde todo nosso sistema de dados é gerenciado no dia a dia com geração de diversos indicadores para avaliação do nosso processo. E no seu caso ? Já utilizou ou utiliza alguma ferramenta de gerenciamento de dados ? Me conta como é aí? Grande abraço 🥰
Josi Miranda muito interessante, trabalhei num sistema que já estava interligado ao EAA, para análise de ouro pelo método fire assay. Curva de calibração e padrões de testes, para verificação da curva em determinada quantidade de análises de baterias. Cada bateria completa consistia em 50 amostras tendo um padrão e um branco que seguiam todo processo de preparação das amostras, a fim de verificação do processo por completo. E no EAA adicionávamos um padrão de verificação da curva de calibração. Em outro equipamento para análise de ouro e enxofre já não tinha esse link do equipamento com o sistema. Estávamos tentando executar o link para agilizar todo processo. Mas nesse processo em questão fiz um procedimento para redução de custos onde o padrão de verificação da curva que era muito caro construímos o nosso próprio padrão e esse de verificação era usado menos vezes, apenas para mitigar qualquer dúvida no processo. Uma redução de aproximadamente R$50.000,00 no processo apenas com o padrão. Havia outros projetos em mente para serem executados, no entanto saí da empresa e não consegui a implantação.Nas fica a dica que a sistematização auxilia e muito quando se tem comprometimento de toda equipe,mas se não tem está fadado ao fracasso.
Na Petrobras e na Acelen fiz uso do Labware Lims e considero um software muito bom para Gestão Integral de Laboratórios. Nele, além de processamento de dados analíticos, tínhamos interface de comunicação com os equipamentos de bancadas e com PI Vision, que leva os dados de controle de processo de forma direta aos Centros de Controle das Unidades. Também alimentava os bancos de dados das empresas, gerava certificados, relatórios gerenciais, etc.
Até o momento só Excel e estilos incas e maias rsrs
Um sonho na rotina do analista ter acesso ao LIMS! Nunca utilizei, mas penso que facilita meio mundo, sem contar pra rastreabilidade de todos os dados. Já preenchi muito caderno de análise/calibração/verificação na vida 🤣
Josi Miranda, excelentes considerações. É necessário mesmo o aprofundamento no assunto, evidenciando as soluções, otimizações e segurança de um sistema.
Já sim! Gostei muito do LIMS, ele aliado aos loogbook e as planilhas internas permitem uma agilidade bem maior. Eu era que nem você Josi Miranda , dos papéis, das planilhas em Excel, dos cadernos. Tive uma resistência no início, depois de usar, ver a agilidade , a conectividade e a disponibilidade da informação em tempo real, não voltei mais atrás. Só não consigo ainda subsistir meus livros físicos por um Kindle. Mas na indústria essa adaptação é fundamental, e abarca muitas melhorias.
Excelente Josi Miranda! Realmente, esse é um tema super relevante. Ao longo dos anos, as soluções LIMS se desenvolveram significativamente e hoje encontramos no mercado soluções de altíssima qualidade fabricadas por empresas brasileiras e super acessíveis que não só digitalizam os processos, mas também oferecem inteligência de dados aplicada para a tomada de decisões assertivas.
Ótimo tema a ser discutido. Ainda trabalho com log books e planilhas no Excel, mas acredito que num futuro próximo teremos a adesão de softwares, pois além de otimizar a rotina, garante uma maior rastreabilidade e segurança de dados.
Para as grandes empresas não há desculpa. Os sistemas economizam muito em tempo e confiabilidade. As menores podem pensar em bancos de dados desenhados para este fim...
Aumento a eficiência dos laboratórios por meio do LIMS mais moderno da LATAM | Cofundador e Diretor de Tecnologia na Actiz | Engenheiro Químico
5 mJosi Miranda muito bacana e pertinente sua publicação. Precisamos discutir cada vez mais sobre a digitalização de laboratórios. Trabalho no mercado LIMS há mais de 20 anos e vejo que, no Brasil e nos outros países da América Latina, essa tecnologia ainda não é amplamente adotada como em mercados mais maduros, como Europa e EUA. Desde muito tempo eu escutei que LIMS eram caros, complexos, difíceis de usar, porém, hoje temos soluções brasileiras com excelente custo-benefício, de fácil uso e que podem ser adquiridas por pequenos e médios laboratórios. Ao longo dos últimos anos esse tem sido meu mantra: Todo laboratório, seja ele, pequeno, médio ou grande pode e deve usar uma solução digital para gerenciar seus dados. Isso facilita muito o dia a dia de todos os profissionais do laboratório. Todo dia, somos cobrados cada vez mais por produzir mais em menos tempo e com excelência, e não vejo como fazer isso sem nos apoiar em soluções modernas e fáceis de usar. Obrigado pelo seu post e por alertar a todos sobre a ferramenta LIMS e contribuir que mais e mais pessoas possam conhecer sobre essa tecnologia.