Já se vão 30 anos dessa foto!
Essa semana estava conversando com meu filho, que está com 14 anos, e por alguma razão veio o tema sobre minha passagem pelo Senai São Paulo quando tinha essa mesma idade.
O SENAI foi para mim um ponto de mudança, uma “virada de chave”, na minha vida. Costumo dizer que em dois anos entrei criança e saí homem.
No SENAI, além do aprendizado técnico (que me é muito útil até hoje - sei usar torno e soldar 😊), aprendi muito sobre Disciplina, Organização e Respeito; características que infelizmente as escolas atuais já não ensinam mais, e na correria do dia a dia, muitos pais também não conseguem passar isso aos filhos.
O SENAI moldou meu caráter em um momento importante na vida de qualquer pessoa, na adolescência, na passagem da infância para a fase adulta e sou extremamente grato por essa experiência. Penso que deveria ser “obrigatório” esse modelo educacional - sim, com muita seriedade dos professores, muita cobrança pela excelência e sem mimimi… mas aí é outra discussão e possível vou arrumar muitos inimigos essa rede 🤣.
Fato curioso 1: quando me inscrevi para a prova do SENAI, minha mãe nem ficou sabendo; apenas a informei quando fui aprovado. Porém o mais engraçado é que ela não tinha a mínima ideia do que era “SENAI” (nem eu kkk), mas na primeira reunião no dia da matrícula ela pode sentir a rigidez da escola e imediatamente percebeu que eu precisava daquela escola (diga-se de passagem, naquela fase eu estava aprontando algumas na escola regular 😂).
Fato curioso 2: em 1994 obviamente não de dava muita importância a NR-12, e trago até hoje algumas marcas de queimado nas mãos. Coincidentemente, agora na Pilz do Brasil fui entender como estávamos “inseguros” naquele momento 😬.
Cristobal Galleguillos me ajuda a identificar a galera da foto.