"O Dilema do Investidor"
John Bogle comentando sobre alocação de portfólios durante uma entrevista:
"Nós simplesmente não sabemos. Ninguém sabe. Não há sucesso garantido e, neste ramo de negócios, você apenas assume seus riscos. Eu simplesmente não sei, tudo depende. Não há uma regra que possa guiá-lo. Eu acho — quase odeio dizer isso — mas as pessoas deveriam relaxar um pouco quanto à precisão e à certeza de tudo isso. Não há certeza em investir. No meu livro, mencionei uma carta que escrevi a um jovem preocupado com todos os problemas do mundo enquanto tentava definir sua alocação de ativos. Eu disse a ele:
Veja, você sabe tanto quanto eu ou qualquer outra pessoa sobre a possibilidade de uma guerra nuclear. Você sabe tanto quanto qualquer um sobre um possível colapso do comércio global — é um cenário possível, mas pode ou não acontecer. E sobre os efeitos do aquecimento global — ou deveríamos chamá-lo de “mudança climática”? — você sabe tanto quanto qualquer outro. Faça o seu julgamento sobre isso, mas eu não posso ajudar com isso. E sobre as divisões raciais no país ou a diferença entre ricos e pobres... como isso será reconciliado? Ninguém sabe as respostas para isso, mas ainda assim, tudo isso influencia o que o mercado pode apresentar no futuro.
Portanto, eu disse que, para mim, estou investido 50% em ações — fundos de índice de ações — e 50% em títulos. E passo metade do tempo preocupado com o motivo de ter tanto em ações e a outra metade preocupado com o motivo de ter tão pouco." (risos) "Vamos chamar isso de o dilema do investidor."
Investo
Leia agora mesmo: https://kinea.me/4c6K8DY