Publicação de Lazar Halfon

Ver perfil de Lazar Halfon, gráfico

Diretor HSA Soluções em Finanças S/A

"HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA" TRÊS ANOS PAGANDO TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO, PARA OS INVESTIDORES "SARDINHAS" GANHAREM, EM MÉDIA, MENOS DO QUE 60% DO CDI. E NESSE ANO ENTÃO, EXAGERARAM ! O RENDIMENTO DESSES FUNDOS FOI DE 10% DO CDI O CDI rendeu 3,54% até abril, e os fundos renderam 0,30%, segundo a matéria do Valor Econômico. Nesses tais fundos multimercados só ganham dinheiro os gestores, assessores e, principalmente, as mesas de operações. Cada notícia sobre economia, política, e até guerras pelo mundo, os gestores compram alguns ativos, vendem outros, fazem operações de Swap, Hedge, operam alguns derivativos e... erram em quase todas as decisões. É o famoso "girar a carteira" E os investidores sardinhas pagam polpudas taxas de administração, arcam com os custos de corretagem, perdem com os spreads em cada compra e venda, e ainda tem que ouvir dos assessores o porque perderam dinheiro, com explicações recheadas de palavras sofisticadas e repetecos do que leram nos jornais. Se tivessem deixado seu dinheirinho no Tesouro Direto ao invés de investir em fundos Multimercados, mesmo com as absurdas taxas de custódia e "mordidinhas" dos "assessores" de investimentos, teriam obtido pelo menos 85% do CDI como rendimento. Um trimestre ruim acontece (Mas nada justifica render apenas o equivalente a 10% do CDI). Um ano ruim pode até acontecer por questões atípicas (eleições, guerra, pandemia, etc.) Mas três anos consecutivos rendendo muito abaixo do CDI, convenhamos... "há algo de podre no reino da Dinamarca" como diria Shakespeare, na sua obra Hamlet.

Multimercados têm retorno anêmico no ano, mostra Luz Soluções

Multimercados têm retorno anêmico no ano, mostra Luz Soluções

valor.globo.com

Jayme Bertocco

Empreendedor l Consultor - Prevenção e Resolução de Problemas Empresariais

7 m

Nome atrativo (Multimercado), que não específica exatamente o que é e muito menos os riscos. Produto excelente para passar para afrente toda espécie de créditos podres, investimentos mal feitos,... tem "investimento" em multimercado que poderia facilmente ser enquadrado no artigo 171 do código penal, não fosse a complacência dos legisladores e órgãos reguladores.

De acordo, Lazar! Prefiro o bom e velho CDB e imóveis, porque entendo disso. E acredito que só se deve investir no que se entende.

Marcelo Gama

Investidor (Capitalista)

7 m

Tenho que concordar em tudo. Alguns fundos já são mais de 3 anos. Resultados bizarros e nada dos gestores virem aos seus cotistas e falarem a real. De baixar suas taxas e alterar, mesmo que provisoriamente, a atual estrutura de custos. Ela esta INEFICIENTE! Sempre postei aqui que dá pra contar nos dedos das duas mãos os bons fundos e bons gestores. Agora diria que o filtro apertou. Podemos ter os dedos de uma mão nesta lista. Estou reduzindo posições e alertando a família para fazer o mesmo. Existem alternativas BEM melhores pra momento e para o futuro. Acreditar que esta turma vai mudar é tão BIZARRO como continuar alocando com eles. Triste, mas é verdade. E aquele velho pensamento: Se sair agora, e o gestor voltar a ser o que foi lá em 99, 2010, 2018...irei deixar de aproveitar a subida. Será que vale? SIM! Vale com certeza na minha opinião. Não há nada no horizonte que justifique alguma mudança na visão destes gestores. Tiveram momento de juros bem altos. Juros em queda. EUA com recordes de valorização e NADA! Qual cenário pra 2-5 anos a frente? Irão seguir igual ou poderão ate bater o CDI, mas não serão o que já foram um dia. E seguirão perdendo pra ativos isentos e estruturas passivas/indexadas Vamos que vamos! Valeu!!!

Julian Bernardo Tobar Toledo

Perito e Assistente Técnico Judicial em Finanças

7 m

As sardinhas ficam encurraladas entre o pensamento de achar que recuperam o que perderam no tempo e assim continuam na rede, esperando, esperando. Enquanto isso as perdas se avolumam. Aprender com as perdas amadurece as decisões a serem tomadas, pois a experiencia ensina a não cometer mais o erro de achar que o tempo trará de volta o prejuízo ocorrido.

Aqui em Belém tem os chamados "tiozão dos terrenos", os coroas bem conservadores que pegam seus lucros e investem em imóveis e terrenos, os investidores sardinhas riam deles antes, se acham bem mais espertos. Nem preciso dizer quem tá ganhando dinheiro e quem tá passando vexame.

Exatamente por isso crei meu multi-family office para tirar do “matrix” dos investimentos.

Bruno Zac

Fintech | Treasury manager | Finance (FP&A)

7 m

Por isso prefiro ETFs. Simples, eficientes e sem conflitos de interesses.

Valmir Duarte Costa

Diretor de negócios na Securitizar | Novos Desenvolvimentos de Negócios, Comunicação

7 m

Por essas e outras fico com as minhas CCB stokenizadas .

Ver mais comentários

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos