Caros amigos, eis o artigo: “Shock absorber, traction e equilíbrio dinâmico dos contratos: pela necessidade de modos adaptativos, não lineares e informados por sistemas complexos para o reequilíbrio Contratual” , escrito pelos Professores Marcos Nóbrega (UFPE) e Filipe Lobo (UFAL), tratando, em essência, de uma nova “epistemologia do Equilíbrio em Contratos de Longo Prazo”.
O artigo introduz uma transição de uma visão mecanicista do equilíbrio – previsível e linear - passando pela dimensão axiológica, ancorada em valores e fundamentos da abordagem Arrow-Debreu, chegando à perspectiva dinâmica de manutenção do gap de expectativas, considerando a não-linearidade e a mutabilidade nos contratos de longo prazo.
Os contratos, especialmente administrativos, não podem ser pensados como sistemas estáticos, mas sim como organismos que precisam de flexibilidade e adaptação constantes às incertezas do tempo. A presença de “amortecedores” (Shock absorbers) e de tração (tractors), somados a já conhecida “Teoria do barquinho Klink”, podem ajudar na (re)modelagem desses contratos, contribuindo para a sua resiliência no longo prazo.